sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ora a semana europeia teve um balanço meio – meio…


So so…


Cosi cosi


Braga e Porto perderam. Benfica e Sporting ganharam. Podia ter sido melhor…


É um facto, mas enfim, foi o que se pôde arranjar.


Depois da liga dos campeões tivemos ontem 2 jogos da liga Europa. E o Sporting, claro, merece todo o destaque. Os maiores encómios mesmo. Porque mais uma vez ganhou. E vão 5 seguidas… Chiça maluco


2-1 à Lazio


Não foi fácil, e mais difícil se tornou quando o ínsua foi expulso logo no inicio da segunda parte. Ínsua que já tinha visto um cartão amarela na altura em que fez o 2º golo do Sporting, mesmo em cima do intervalo, agarrando na bola e dando-lhe um piparote de todo o tamanho para a bancada numa atitude de jubilo, nos festejos do golo, levando logo ali com o primeiro cartão na focinheira. Ínsua que diria no final do jogo que não sabia que não se podia chutar a bola para a bancada…


Na segunda parte meteu os garfos à fronha dum adversário mesmo nas barbas do fiscal de linha e foi mesmo para a rua. Com um 2º amarelo. O que significa que o Sporting teve de jogar toda a segunda parte com 10. Para segurar a vantagem. Como segurou.


Domingos, cansado mas satisfeito… mais uma experiencia nova, diz ele – jogar com 10 metade do jogo – (parece que já esgotou o catálogo da vida é bela). Aquela musica do Benfica já está a ser adoptada pelos adeptos do Sporting


“Ninguém para o Sporting ninguém para o Sporting ninguém para o Sporting allez oh…”


E estão no seu direito, então no porto também não cantam o “slb slb slb…”


Os sportinguistas também querem que o 25 de Abril já foi quase há 40 anos e o sol quando nasce é para todos olha que caraças.


Wolfswinkel voltou a marcar. Mas que “ganda” abuso…


O Sporting está em grande. Lidera o grupo com o máximo de pontos. Está tudo na paz do senhor por aquelas bandas. Quem diria que uma coisa destas iria acontecer há 3 semanas…


Está tudo em paz é uma maneira de dizer… há sempre umas pontas soltas, claro.


Não se pode agradar a toda a gente ao mesmo tempo.


O Carriço por exemplo não anda satisfeito. Nem podia estar claro. Não joga. Ontem jogou uns minutinhos. A trinco. E disse o que lhe ia na alma no final do jogo.


Carriço diz que é uma situação desconfortável estar no pau da roupa….


Este é um caso típico em que muito provavelmente nunca ouviremos o Carriço a dizer do Domingos…


“O senhor foi a minha segunda mãe…”


E neste caso não se trata de mãe. Não há é pai para o Sporting. Parecem a marabunta… desbastam tudo o que lhes aparece pela frente…


5 seguidas e agora vem aí mais um teste complicado. É já no domingo. Já lá vou…

Primeiro deixem-me ir a Braga para vos dar conta da primeira derrota do Braga esta temporada em todas as competições


2-1 para o Bruges num jogo em que o Braga esteve a ganhar e podia até ter aumentado a vantagem antes dos belgas terem marcado os 2 golos que deram a volta ao texto, o ultimo já em cima do finalzinho. Foi chato como o caraças. E porque foi chato, o amigo Jardim estava chateado. Evidentemente.


O Braga viu fugir o Bruges, ok, mas a coisa não está descartada. Há mais vida para além do orçamento e isto ainda vai só na 2ª jornada e elas são 6.


E pronto. De semana europeia estamos conversados.

Mas a coisa recomeça já hoje com o arranque da 7ª jornada do campeonato


E com jogos muito importantes marcados para amanhã e depois.


Amanhã na luz, temos o Benfica - Paços de Ferreira que o vosso carneiro amigo vai comentar para a antena 1 com o Nuno Matos e o Eduardo Gonçalves.


E no domingo, temos um Guimarães – Sporting.


Ora lá está. Um jogo que até faz vento. O Vitória precisa de pontos como de pão para boca e o Sporting claro não quer perder o pedal. Para não perder de vista Braga, Benfica e Porto.


Porto que joga na noite de domingo em Coimbra com a Académica, um jogo em que fatalmente Vítor Pereira terá de calar as vozes criticas que estão a surgir de todo o lado.


Várias vozes importantes do Porto não escondem a reprovação pelas opções de Pereira, de Miguel Sousa Tavares a Rui Moreira e a coisa não está fácil…


Que é como quem diz. Não ganhes no domingo em Coimbra, não, que a coisa pode apertar ainda mais.

E logo à noite no mundial de hóquei em patins, na Argentina Portugal joga as meias finais com a argentina. Lá está. Não vai ser fácil


O seleccionador Rui Neto diz que Portugal quer ir à final…


A outra meia-final opõe Espanha a Moçambique…


Boa sorte.

Sexta-feira



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Vivam carneiros amigos


Começámos a semana europeia com uma vitória.


O Benfica ganhou por 1 a 0 em Bucareste ao modestíssimo Galati, sim senhor. Mas correu riscos desnecessários, deixou correr o marfim. O golo havia de surgir. Não é agora é mais logo. E foi. Marcou mesmo aos 40 minutos e acabou por ganhar.



É preciso dizer que estes rapazes do Otelul Galati são muito fraquinhos. Muito fraquinhos. E o Benfica tendo conseguido aquilo que era fundamental, que era ganhar (Foi de resto a primeira vitoria fora de Jesus na liga dos campeões) ao fim de não sei quantas tentativas. Basta dizer que nem sequer tinha conseguido ainda marcar um golo). E foi o que fez ontem.


1 golo… 1 vitória… 3 pontos… 80.000 euros…


Bruno César, o chuta que chuta, foi o herói. O tal rapazinho que fez uma dieta especial para perder uns quilitos quando chegou ao Benfica. Pode ser roliço mas é bom jogador sim senhor…


Está farto de marcar golos e ontem voltou a marcar mais um ainda por cima com o pé direito. Ele que é canhoto. A passe de Gaitan… e que passe. Gaitan, que a par de Bruno César, foi o melhor em campo Ah, e o Artur, claro.


É que se não fosse o Artur, o Benfica tinha mesmo empatado o jogo quando já em cima dos 90 minutos os padeiros do Otelul resolveram vir cá abaixo uma vez e pumba, daqui me sirvo, um remate cuja bola Artur só viu em cima dele e conseguiu defender tendo a recarga saído a cms do poste. Um calafrio impressionante. Completamente desnecessário…


Não se percebe como é que o Benfica joga assim na boa à espera que o tempo passe e o golo apareça com uma equipa tão fraca que foi dominada durante 90 minutos e podia ter arranjado uma bronca de todo o tamanho ao Benfica. Mas enfim.


O Benfica ganhou e isso é que era o fundamental


Com o que Jesus não contava é que o Basileia fosse empatar a Old Trafford com o Manchester United…


3-3…


O United esteve a ganhar por 2-0. O Basileia deu a volta e ficou a ganhar por 3-2 e só no último minuto o Manchester United empatou. E o jesus ficou um bocadinho entalado com a coisa…


E o próximo jogo do Benfica é precisamente em Basileia. Um jogo que o Benfica está terminantemente proibido de perder. Basileia e Benfica que estão empatados no 1º lugar do grupo com 4 pontos. Depois vem o Manchester United com 2 pontos. Cá em baixo o Otelul Galati, o bombo de festa, com 0 pontos…



Ok. O Benfica não foi brilhante, nada mesmo, mas ganhou.

Espera-se que o Porto faça o mesmo hoje, mas é claro, estamos a falar de coisas radicalmente diferentes

O Zenith não é o Otelul, estes jogam à bola, não perdem em casa há 3 anos.


O Porto vem de dois empates, e a malta está um bocadinho na expectativa de ver o que é o Porto vai fazer.


Mas o Vítor Pereira descansa-nos dizendo o que é que se pode esperar do Porto esta tarde em são Petersburgo


Vítor Pereira diz que vamos ter um Porto igual a si próprio que é sempre aquela frase que aparece nestas alturas e que pode querer dizer muito e não querer dizer nada.


Esperamos que seja muito evidentemente…


O Porto vai ter um jogo difícil, um empate era um bom resultado, mas é claro que tem categoria mais do que suficiente para ir lá ganhar e de repente o Hulk e o James podem dar cabo daquilo tudo. Mais a mais que o Bruno Alves não joga. Foi expulso no jogo anterior da liga dos campeões e subitamente começaram a haver especulações lá na Rússia de que a expulsão poderia ter não sido inocente e tal…


Para não defrontar o Porto…


Uma insinuação assim um bocado rasteira que Dani, seu colega de equipa rejeita liminarmente



Dani diz que não tem pés nem cabeça andarem a dizer que o Bruno Alves se fez expulsar no jogo anterior da liga dos campeões para não defrontar a sua antiga equipa. Mas isto parece que está na moda…


Por cá também houve por aí umas bocas de que o Fábio Faria, jogador do Benfica emprestado ao Paços de Ferreira poderia ter feito mesmo para não ir no sábado jogar à Luz…


Realmente é uma coisa que à primeira vista não tem pés nem cabeça. Mas enfim. O futebol é tão criativo que um tipo até fica baralhado com tanta informação…



Porto na Rússia hoje em são Petersburgo, uma das cidades mais bonitas do mundo. Às 5 da tarde, precisamente no dia em que faz 118 anos…

Amanhã temos o Sporting a receber a Lazio e o Braga a fazer o mesmo ao Brugges para a liga Europa

Falaremos mais detalhadamente do assunto amanhã, justamente

Sendo que no Sporting temos esta noticia


A de que Luís Aguiar se foi embora. Deu às de villas Diogo depois de ter chegado lesionado ter sido operado e lesionado ter continuado até agora.

Cajuda foi ontem apresentado como treinador do Leiria, já o sabemos


O terceiro em 6 jornadas.


Cada um que lá vai faz dois joguitos e vem-se embora…


Boa média…


Cajuda que está muito emocionado com o seu regresso ao futebol português


Mais a mais a uma casa que lhe deu tanto…


Cajuda emocionado no regresso a Leiria. Sabendo, porém, que não basta o coração, há que usar a cabeça…


“caxamorra”, mesmo.

Quarta-feira













terça-feira, 27 de setembro de 2011

Ora aí está o arranque de mais uma semana europeia


Já hoje temos um Otelul Galati - Benfica que até manda ventarolas.


2ª jornada da fase de grupos da liga dos campeões.


Benfica que se apresenta muito moralizado em Bucareste depois do jogo com o Porto. Benfica que quer pontuar, diz Jesus.


Mas um empate é pouco.


O Benfica pode e deve ganhar esta noite para embalar imediatamente para o apuramento e começar desde já a marcar a diferença para o Basileia que joga com o Manchester United e com este Galati que pode muito bem ser a primeira equipa a quem Jesus consegue ganhar fora na liga dos campeões.


É verdade. O Jesus nunca ganhou fora. Por isso, sendo o empate um resultado interessante, é claro que o ideal é vencer.


Até para depois não ser acusado de jogar para o pontinho, para não perder, como disse o Vítor Pereira depois do jogo do Dragão, comentário que motivou uma resposta à letra de Jesus, ontem mesmo, em Bucareste. E Jesus não foi meigo. Jesus não deu a outra face.


Afinal ainda não está completamente descartada a possibilidade de termos aqui sessões regulares de damas ao bufete…


Não direi sessões contínuas, tipo jardim cinema como era na época passada com o Villas-boas, mas a coisa está a começar a ganhar uma certa dinâmica, até ao contrário do que se previa.


E hoje lá na Rússia, certamente teremos o Vítor Pereira a responder a Jesus.


Fico com a ideia que há aqui um contencioso antigo que vem da época passada depois do jogo Porto - Setúbal, o tal jogo do ridi pagliaccio do Elmano Santos do penalty que ele mandou repetir ao vitoria no ultimo minuto, quando Vítor Pereira, à época adjunto de Villas-boas disse que aquele lance tinha sido terrível para o Benfica que já sonhava com o empate e a perda de dois pontos do porto e que afinal isso não acabou por acontecer, palavras que tinham evidentemente o objectivo de desmoralizar o já de si bastante desmoralizado Benfica, tendo depois Jesus dito quando lhe foi perguntado se queria responder ao Vítor Pereira:


“Ao adjunto do Porto responde o meu adjunto”


Penso que a partir daqui a tenda ficou armada.


E agora com Vítor Pereira a treinador principal a coisa já merece resposta mas a relação não existe.

Por falar em Porto…


É bom não esquecer que o porto joga amanhã em são Petersburgo, com o Zenith, jogo de grande importância, por varias razões.


Desde logo porque claro que é muito importante pontuar. Um empate era bom. O Zenith é forte.


Mas a vitória era ouro sobre azul… e branco. Depois de 2 jogos pouco conseguidos saldados com 2 empates, estar um 3º jogo sem ganhar não seria bom.


Mas ok, se tiver de ser tragam lá o empate, pronto.


Agora não percam. Vejam lá.


Que eles, repito, são perigosos.


Zenith, onde jogam o Dani e o Bruno Alves.


Bruno Alves que não joga amanhã por ter sido expulso no jogo anterior.


Bruno Alves que já avisou a rapaziada que eles têm lá um tipo que pode partir aquilo tudo. Hulk, claro


Zenith - Porto amanhã às 5 da tarde para a liga dos campeões. Hoje Galati - Benfica, às 19h45, também para a liga dos campeões. O vosso amigo faz os comentários para a antena 1, com o Alexandre Afonso…

E na quinta-feira, temos o Sporting - Lazio e o Braga - Brugges, para a liga Europa


É para ganhar também, claro.


O Sporting e o Braga estão com um pedal desgraçado.


No caso do Sporting a Lazio vai mesmo ser o verdadeiro teste à actual capacidade da equipa de Domingos.


Depois de 4 vitórias a fio, aparece ao caminho a Lazio que é uma equipa difícil e que tem o Klose e o Cissé na frente. Já um bocado gimbras mas ambos bastante bons…


Sporting que tem em Carrillo uma das grandes revelações das ultimas semanas


Poder-se-ia mesmo dizer que o Carrillo está a jogar como o… “carraças”…


Mas voltando ao Carrillo…


Temos a maior estrela de todos os tempos do futebol peruano cubillas…


Jogou no porto e é o Eusébio do peru…


A dizer que Carrillo tem tudo para explodir já este ano


Pum!


Carrillo. O homem que veio do peru!

E das arábias vem o grande Manuel Cajuda


Cajuda que regressa ao futebol português pela porta grande. Acabou de ser contratado pelo Leiria.


Leiria que pela mão do inefável presidente João Bartolomeu já aviou 2 treinadores em 6 jornadas. É à razão de 3 jogos cada um….


Caixinha foi despachado à 3ª, Vítor Pontes à sexta.


Mas agora chega o grande Cajuda.


Talvez, a par de Jesus, o mais carismático treinador da primeira liga portuguesa…


Benvindo Cajuda!


És o maior!

Quem está em grande é Pedro Emanuel


A Académica deu mais 4. Desta vez ao Feirense. Está lá em cima junto ao Porto, Benfica e Braga, ultrapassou o Sporting, encostou-se ao Marítimo e para a semana recebe o Porto.


O jogo é no domingo e a coisa promete.

Terça-feira













segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Foi um fim-de-semana muito proveitoso para o Sporting


Aliás, é a segunda vez consecutiva que isto sucede.


Mas não é só o Sporting que sai satisfeito desta jornada do campeonato. O Braga, claro, alcançou o primeiro lugar.


O Marítimo que, depois de ganhar ontem ao Guimarães está no 2º lugar da liga, a 1 ponto dos 3 da vida airada, e o Benfica, evidentemente.


Empatou no Dragão, aguentou o Porto, há quem diga que podia ter ido mais além na 2ª parte, quando o Porto caiu quase a pique, mas será bom não esquecer que na primeira o Porto podia ter ganho logo ali o jogo e o Benfica não saiu de lá detrás.


Contas feitas, está justo o resultado


Jesus razoavelmente satisfeito com o empate e percebe-se porquê.


Na época passada tinha lá levado 5. Por isso há aqui um upgrade que importa salientar


Do outro lado, Vítor Pereira. Que muitos portistas estão, por estes dias, a olhar de sobrolho carregado, depois de 4 pontos perdidos nas 2 ultimas jornadas, opções discutíveis.


Desta vez, voltou a tirar o Kleber para meter Hulk a ponta de lança na segunda parte mas o pior foi mesmo a saída de Guarin, que estava ser o melhor do Porto. A partir daí, a coisa descambou.


Vítor Pereira, que lamenta o sucedido, falando em desilusão, mas o pessoal já não está a gostar do que está a ver.


Embora Pinto da Costa ponha água na fervura, dizendo que está satisfeito com o trabalho do técnico até ao momento.


Vítor Pereira, que se tinha atirado ao árbitro Jorge Sousa no final do Porto - Benfica. Por causa duma alegada expulsão a Cardozo que não aconteceu e em sua opinião devia ter acontecido. É preciso dizer que as imagens da televisão não são claras. Os jornais desportivos de domingo falavam em tanga de Fucile, não sei.


Também não fico com a convicção clara de que tenha havido pontapé de Cardozo em Fucile…


No culo, como disse o Fucile.


Mas admito que ele lhe tenha dado. Até porque o Fucile entrou ao lance à má fila e virou o Cardozo ao contrário. Deu na bola mas aproveitou para virar o boneco ao Cardozo. Parecia que estava a virar frangos. Vai daí, até admito que o Cardozo lhe tenha dado um cheirinho, de surra, no chão. É rapazinho para isso. E o Fucile também. Olha quem.


Mas mesmo que tenha assim isto não explica a má segunda parte do porto e, principalmente, a quebra física da equipa, com especial destaque para o Hulk que desapareceu. Não se viu na 2ª parte.


Mas ainda acerca da arbitragem de Jorge Sousa, o presidente do porto tinha alguma coisa para dizer ao pessoal. Ele acha que até nem foi má. Vinda de quem vem…



Está bem, pronto, não se fala mais nisso…


Porto – 2 – Benfica - 2

O Braga e o Sporting aproveitaram imediatamente


O Braga ganhou ao Nacional (com mais um golo de Nuno Gomes que ou muito me engano ou ainda vai à selecção outra vez neste dois últimos jogos de qualificação com Hugo Almeida lesionado e com o Postiga a fazer no Saragoça aquilo que fazia no Sporting… ou seja primeiro que marque um golo é um castigo)

E o Sporting…


O Sporting…


O Sporting…


Fez uma grande exibição, mas põe grande nisso, contra o Vitória de Setúbal.


3-0


Aos 13 minutos já estavam todas lá dentro.


Aos 2 minutos já Schaars molhava a sopinha.


Aos 7 Wolfswinkel a fazer o 2-0.


Aos 13 outra vez o Wolfswinkel a marcar.


O Sporting está-se mesmo a especializar em entrar a todo gás. Situação que pode levar muitas vezes a um caso de ejaculação precoce…


Mas nem sequer foi o caso porque mesmo não voltando a marcar, o Sporting esteve muito bem o jogo todo e só não marcou mais porque não calhou.


Podia ter dado 6 ou 7.


Domingos está todo satisfeito da vida e não é caso para menos.


Em 2 semanas, o espectro do subsídio de desemprego ficou para trás, os 7 pontos para o Porto passaram para 3, os 5 para o Benfica e para o Braga passaram igualmente para 3 e a equipa está a jogar à bola que até chateia.


E o Wolfswinkel, então está-se a alambazar.


Nos últimos anos, escreve o record, só Jardel fez melhor no ano de estreia.


4 golos em 6 jogos…


Ah leão! Ah tigre! Ah sandokan!


Dizem, todos à uma, os sportinguistas.

E agora… semana europeia pela frente


Amanhã, Benfica na Roménia (com o Galati)


Quarta, Porto em são Petersburgo (com Zenith)


Quinta, Sporting e Braga em casa (com lLzio e Brugges, respectivamente)


Boa sorte é o que eu desejo, sim?

Segunda-feira













quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ora muito bom dia carneiros amigos,


Falta um dia, 24 horinhas, para o clássico Porto – Benfica.


Um clássico que vai repito fazer estremecer os alicerces da nação, já de si um bocado canejos.


O país vai-se por ao pé da televisão a ver o jogo (cuidado com os multibancos que eles andam assanhados e são capazes de tentar aproveitar a distracção generalizada) para ver este jogaço.


Acerca do qual Vítor Pereira treinador do Porto já falou.


Jesus fala hoje.


Vítor Pereira que esteve nos 5-0 do ano passado mas como adjunto. E recorda-se bem. Mas passado é passado, diz ele. Isso já lá vai e certamente não se repetirá.


Vítor Pereira que teve ainda o cuidado de dizer que desta vez estudou bem o Benfica. Acrescentando que uma vez que se trata do próximo adversário tinha que o fazer. Antes não. Para não se preocupar antecipadamente, esbanjando energias e concentração.



Recorde-se que tinha dito aqui há uns tempos que ainda não tinha tido tempo para o fazer.


Ao que Jesus logo lhe respondeu que ele vê os jogos do Porto porque faz parte do seu trabalho. O que indiciava logo ali que ia começar a temporada de … damas ao bufete e todos iríamos ouvir o grande clássico “unchained melody”, dos righteous brothers, que era escutado na linha avançada de cada vez que Villas-boas e Jesus se picavam. Ou seja, quase todos os dias…


Mas não. Pereira não mandou bocas ao Benfica. Jesus não o vai fazer hoje certamente e os presidentes estão calados. Achamos bem. Achamos muito bem mesmo.


Jorge Sousa, como se previa, é o árbitro.


O Benfica prepara ao que consta a viagem ao Porto em segredo e Luís Filipe Veira vai assistir ao jogo.


E Derley, tal como Drulovic um rapazinho que já passou pelos 2 clubes (também jogou no Sporting) antevê a partida, atribuindo vantagem a quem joga em casa. Neste caso é o porto.


Por acaso, Fábio Coentrão diz hoje no jogo que o Benfica vai ganhar por 4-0. Em casa do Porto.


Chiça maluco. E um bocadinho de calma, não?


E pronto. Os dados estão lançados. Rien ne va plus, faites vos jeux.


Falta um dia para o grande Porto - Benfica.


E pronto. De Benfica - Porto estamos conversados. Vamos agora ao Sporting que também há bastante para falar.

Desde logo, de Ismailov


Que vai ser operado de novo ao joelho.


E que, de acordo com o record de hoje, quer uma pensão de invalidez do Sporting.


Uma pensão de invalidez?


Chiça maluco. Está tudo doido…


É verdade que Ismailov já é conhecido pelo Mantorras de Alvalade (louro).


Mas daí a pedir uma pensão de invalidez algumas semanas depois de andar a fazer golos é esquisito.


Ismailov. Era a grande aquisição do Sporting para esta época, apesar das 16 caras novas… mas o joelho, sempre o joelho, está a lixar isto tudo. Basicamente.

E já agora no Benfica também há para aí uma polémica. Com o Real Madrid


Que diz que Garay foi vendido por 12,5 milhões de euros ao Benfica enquanto que o Benfica sempre disse que foram 5,5.


Em que é que ficamos?


Estamos a falar de uma ligeira diferença. Mais do dobro, parece o buraco da madeira…



Mas isso agora não interessa nada.


Porque a hora é de clássico.


É já amanhã.


Venha ele.

Quinta-feira













terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ora muito bom dia, carneiros amigos


Não há dúvida, o Sporting esfolou o rabinho. E bem esfolado lhe ficou o rabinho. Ficou para ali cheio de lenhos. Mas por entre mortos e feridos conseguiu escapar, fechando este ciclo de 3 jogos fora de casa.


Um ciclo que se admitia até pudesse ser a derrocada antecipada, antecipadíssima, dum projecto tão ambicioso que incluía 16 jogadores novos, equipa técnica nova, presidente novo… administrador da sad novo, director desportivo novo, médico novo, tudo novo.


Projecto dizia eu,que podia cair por terra 3 meses antes do natal se o Sporting não tivesse feito o que fez neste ciclo de 3 jogos.


3 jogos, 3 vitórias. A ultima ontem à noite em Vila do Conde. Sporting que entrou como uma equipa verdadeiramente maluca. Aos 3 minutos já vencia por 2-0. Uma coisa impressionante. Mas não…


De repente a maré começou a baixar, a baixar, até se chegar ao 2-2. Já com o pessoal do Sporting a ficar à beira duma apoplexia. Mas guardado estava o bocado…


Onyewu, o gigante norte-americano, 1,94, de músculo, assustador, parece um portas que havia no Kremlin que era tal e qual, era só tirar a camisola do Sporting e meter o sobretudo. Onyewu que foi lá cima num pontapé de canto e pumba… lá para dentro…


O verdadeiro american dream para a familia sportinguista. Onyewu que, para além de ter marcado o golo da vitóoria do Sporting, também deu com um sapato na focinheira do João Tomás, coitado, sem querer, evidentemente. Partindo o nariz ao avançado do Rio Ave, logo aos 5 minutos.


Ou seja. Em 5 minutos, Carlos Brito, treinador do Rio Ave, viu o céu cair-lhe em cima: sofreu 2 golos e perdeu o melhor avançado. Com a penca partida. Chiça maluco. Um azar nunca vem só.


Mas o azar duns é a sorte doutros e vice-versa (parece aquela famosa frase atribuída ao Jardel: derby é derby e vice-versa)


Domingos, satisfeito, no final do jogo. Pudera. Esta semana podia ter-lhe tirado anos de vida…


Domingos que diz que já está pronto para outra. E é já no sábado. Sporting - Setúbal.


Sporting - Setúbal no próximo sábado. Onde o Sporting em caso de vitória pode ir buscar mais uns pontitos pelo menos a um dos rivais que jogam entre si na sexta. E eventualmente até aos 2. Se empataram. Para já o Sporting está a 5 pontos de Benfica e Porto.

E a 3 do Braga. Que empatou ontem em Guimarães


1-1.


Derby disputadíssimo, claro.


Momento do jogo. A interrupção devido a um petardo que caiu mesmo ao pé da baliza do Braga, muito perto de Quim, que se pirou dali para fora a dar com os calcanhares no dito cujo e não havia ninguém que o convencesse a voltar. E há uma cena muito engraçada, quando se vê o Leonel Olímpio do Vitória a dizer ao Quim para ele ir para a baliza que já não havia problema e o Quim a responder-lhe: vai para lá tu!


Muito bom…

Muito bom também e meigo o registo da crónica de Miguel Sousa Tavares na bola:


Destaco esta frase:


Porto assinou exibição miserável contra Feirense.


Sai mais um dragão de ouro para a mesa do canto para o Miguel…

Igualmente Muito bons os títulos dos desportivos:


Capitão América salva o leão


Americano dá o golpe


Onyewu desencrava



Muito bom…

Terça-feira













segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ora vivam carneiros amigos


Houve surpresas no fim-de-semana futebolístico e hoje veremos se vamos ter mais ou se não vamos.


Para já, claro, o grande destaque tem de ser dado ao empate consentido pelo Porto em Aveiro com o Feirense. Não se estaria à espera…


Mas no fim tem de se reconhecer que o Feirense fez por merecer a coisa. Defendeu bem, atacou melhor e podia ter feito golos. Teve ocasiões mais do que suficientes para isso.


Do outro tivemos um Porto sem Hulk. E um Porto sem Hulk é como um jardim sem flores, basicamente.


Primeira parte bastante cinzenta do campeão. Estranha, mesmo. Na segunda, é claro que o Porto teve de dar corda aos sapatos. Mas dou 2 ao barrote, é verdade, mas, mesmo assim, esteve longe de ser o Porto habitual.


No final do jogo, Vítor Pereira reconhecia o que foi evidente para todos. Que o Porto não esteve bem. O que ele não reconheceu foi que ele próprio também não esteve lá muito bem…


Francamente não se percebeu qual foi a ideia de tirar o Kleber e meter o James a ponta de lança ou algo assim parecido (e com o Walter no banco. Que não contou uma vez mais para o totobola e nem sequer jogou).


James que foi perdendo espaço e influencia, ali entalado entre os centrais do Feirense… é certo que fugia muitas vezes da área mas o Porto nada ganhou com isso. Antes pelo contrario. No último minuto, o James passou-se com uma passa. Passou-se com uma passa…


Há quem se passe com uma passara…


Ele passou-se com uma passa que lhe deram, reagiu e foi expulso. Foi expulso e fica fora do grande clássico da próxima sexta feira no Dragão entre Porto e Benfica.

Benfica que recebeu e goleou a Académica


4-1. Mais 2 de Nolito, mais 1 de Bruno César.


Aimar marcou o outro quase sem querer. A bola caiu-lhe na cabeça…


Não foi assim tão fácil como pode parecer.


A Académica que está a fazer um bom campeonato esteve bem quase todo o jogo e só mesmo no fim o Benfica passou de 2-1 para 4-1.


Uma vitória que era muito importante para o Benfica. Este jogo era mais importante, diz Jesus, no seu estilo habitual, já vamos ouvir, que o jogo com o naite para a champions league…


A importância deste jogo era mais importante…


E a gente percebe…


Tudo é importante e, porém, há coisas ainda mais importantes que as outras que sendo igualmente importantes não passam de apenas importantes porque na realidade acabam por ser menos importantes do que outras mais importantes.


Mas todas são importantes…


Perceberam?


Se não perceberam façam que perceberam para os outros não perceberem que não perceberam.


Perceberam?


E com esta vitória muito importante, o Benfica apanha o Porto lá em cima. 13 pontos em 5 jogos para as duas equipas. Ambas ganham os jogos todos e têm apenas um empate. Curiosamente com as duas equipas que vieram da liga orangina…


O Benfica espalhou-se com o Gil Vicente e o Porto com o Feirense.


E agora… o Benfica vai ao Dragão, já na sexta-feira. E sempre é melhor ir em igualdade pontual do que dois pontos atrás.


Mais uma vez Jesus nos surpreende, reconhecendo que é agradável sim senhor, até aí ainda vai, mas que se estivesse a dois pontos era a mesma coisa…


Jesus vai ao Dragão com pensamento positivo e faz bem que no ano passado para o campeonato levou 5. Também é verdade que para taça ganhou lá por 2-0. Logo se vê o que é coisa dá na próxima sexta feira.


Uma coisa que vai dar de certeza absoluta é um espectáculo electrizante, a dar faísca mesmo…


Porto – Benfica, sexta-feira à noite. Estão os dois com 13 pontos… até a barraca abana

E hoje ainda podemos ter mais um líder no campeonato a juntar-se a Porto e Benfica


O Braga que em caso de vitória em Guimarães se chega ao primeiro lugar em igualdade pontual com os dois que já lá estão.


É claro que não vai ser fácil. Estamos a falar do derby do Minho e ainda por cima em Guimarães. Vai ser o bom e o bonito.


Um verdadeiro arraial minhoto.


Que tudo corra bem é o que nos desejamos

E que tudo corra bem também


É que todos os sportinguistas desejam igualmente para o Rio Ave - Sporting que se joga também esta noite.



Domingos a tentar esfolar este ultimo rabinho dum ciclo de 3 jogos fora que podia lhe ter arrumado as botas a 3 meses do natal. Mas o que é facto é que nos dois primeiros jogos o Sporting ganhou, o que faz com que se apresente em Vila do Conde com a confiança em níveis mais aceitáveis.


Coisa que evidentemente não é garantia de nada…


Uma coisa é certa. Se o Sporting ganhar esta noite fica a 5 pontos do Porto e do Benfica.


E isso é melhor que estar a 5 do Benfica e 7 do Porto.


Muito obrigado pela vossa atenção.


José “la palisse” nunes

Segunda-feira













sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Muito boa a semana europeia


Começou bem, acabou melhor


3 Vitorias, 1 empate, 8 golos marcados, 3 sofridos, foi do melhor.



Ontem na liga Europa, Sporting e Braga fizeram muito bem. Ambos ganharam por 2 de diferença, fora de casa. Assim, sim, bonitos meninos.


O Sporting parece ter-lhe tomado o gosto. Não há fome que não dê em fartura. 2-0 ao Zurique, com uma excelente 1ª parte. A segunda já esteve mais ou menos ao nível habitual, mas também o Sporting já tinha duas de avanço.


E a vantagem começou muito cedo a ser conquistada. Logo aos 4 minutos, ínsua marcava um belo golo de cabeça, rodando a cabeça duma forma estranhíssima – nem sei como não lhe saltaram algumas porcas do pescoço – parecia a miúda do exorcista…


Não, a sério. Golaço do Ínsua. Virou a tola ao contrario e enganou completamente o guarda-redes do Zurique.


Ínsua que esteve em todas e voltou a estar no 2º golo. Jogada de entendimento com capel cruzamento para Wolfswinkel… golo.


No final, 2-0.


2ª Vitória seguida.


Gandas malucos.


O Domingos diz que sabia ao que vinha. Há que ter calma. E as vitorias são importantes. Claro.


Domingos. Duas seguidas. Vitorias. E na segunda-feira vai a vila do conde.


Rui Patrício. Rui Patrício. Voltou a agarrar uma bola na área. Voltou a levar com um livre indirecto. Desta vez não foi golo, mas andou lá perto. Foi à barra.


Mais uma vez não parece atraso, mas caramba, não pensa? Não sabe dar um chutaço para a bancada? Não se percebe. Patrício que até teve bastante pouco que fazer.


Sporting na frente do grupo, uma vez que a Lazio se deixou empatar em casa com o modesto Vaslui (seja lá o que isso for)



Braga.


Excelente.


Pé ante pé, o Braga ainda perdeu nenhum jogo esta temporada e foi ganhar por 3-1 a Birmingham, onde o Nacional tinha levado 3 secos há pouco tempo também para a liga Europa


Leonardo Jardim satisfeito.


Hélder Barbosa em grande. Mais 2 golos. Está a começar a época como nunca se viu. Sempre se percebeu que o Hélder Barbosa era bom mas o que é facto é que nunca passava daquilo. Agora não. Ontem mais 2.


E pronto.


Correu bem, não há duvida nenhuma a semana europeia.

Agora vem aí a 5ª jornada do campeonato


Feirense - Porto e Benfica - Académica no domingo.


Rio Ave - Sporting e Guimarães - Braga (derby do Minho, jogo quente) na segunda.



Por falar em quente. O Paulo Sousa passou-se. Parece que anda a aviar o pessoal á cabeçada, lá na Hungria. É treinador do videoton, e tal, o que ainda mais se estranha.


Parece que estava num convívio com jornalistas a jogar a bola, as tantas chateou-se com um jornalista, foi atrás dele, rasteirou-o por duas vezes, à terceira, o rapaz reagiu e o Paulo Sousa não olhou a despesas. Enfiou-lhe uma mona… estranho…


Queirós resolveu meter a colherada e vai de cascar na federação e nos brasileiros da selecção não esquecendo o seu ódio de estimação Amândio cabeça de polvo carvalho para quem guardou carinhosos mimos…

Sexta-feira













quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Continua em plano muito razoável a semana europeia


Depois da vitória do Porto frente ao Shaktar, ontem tivemos o Benfica fazer excelente figura na sua entrada em cena na fase de grupos da liga dos campeões, empatando com o Manchester United, 1-1.


O que não sendo extraordinário terá de se considerar um resultado interessante face aos interesses estratégicos do Benfica nesta grupo.


Basileia e Galati são, à partida, equipas perfeitamente ao alcance do Benfica e sendo assim fazer pontos com o Manchester United é bom, mesmo em casa. E mesmo que o Benfica até tenha estado se calhar mais perto de ganhar. Fez um bom jogo…


O Manchester teve menos oportunidades, mas também teve mais tempo de posse de bola e tal, acho que o empate se aceita, embora o Benfica, repito e creio que estamos todos de acordo, tenha tido mais chances para fazer o 2-1.


Jesus diz que o “naite” (por quem ele tem um verdadeiro fascínio…) sendo uma equipa de top até podia ter perdido o jogo e diz bem. O Benfica esteve mais perto de fazer o 2-1.


Jesus, percebia-se facilmente, estava razoavelmente satisfeito com este empate. Ganhar era óptimo. Perder não era uma catástrofe. Empatar não foi nada mau…


E até foi o resultado mais justo, diz o Jesus, diz o povo, digo eu, diz o Nani. Que só entrou na 2ª parte.


Só entrou na 2ª parte e o Andersson coitado que se lamentava na véspera que nunca tinha jogado no estádio da luz nem entrou, ainda não foi desta.


Foi poupado para o jogo do fim-de-semana com o Chelsea para o campeonato inglês, que é muito importante.


Dois belos golos.


O deles foi do Giggs, deixaram o velho ir por ali fora, o Witsel ficou a olhar, o Luisão ficou à espera, daqui me sirvo, uma castanhada de fora da área lá para dentro que não deu chances ao Artur.


Antes o golo do Cardozo, também ele excelente, ainda por cima com o pé direito. Cardozo que continua a marcar golos em quase todos os jogos.


Aiaiaiai cucucurucucu Cardozo!


Cardozo está com um apetite insaciável, “ala que é Cardozo toma lá mais um que até ficas todo baboso!”, basicamente foi essa a mensagem.

E a mensagem de Domingos para hoje é simples: ganhar ao Zurique


Domingos que disse lá na Suíça no lançamento do jogo que se pensam que ele anda à rasquinha pelas caras que faz, estão enganados.


Parece cara de desespero mas não é, diz Domingos.


Faz lembrar aquele anúncio, parece que é mas não é…


Cevada chicória centeio é a sua composição


Brasa é a bebida que aquece o coração…


Assim está o Domingos

Zurique - Sporting liga Europa fase de grupos 1ª jornada às 6 da tarde


Este vosso criado vai fazer os comentários ao jogo com o Nuno Matos e espero ter motivos para elogiar a rapaziada do Sporting.


O mesmo valendo claro está para o Beira-mar que entra em campo duas horas mais tarde em Birmingham.


Jardim está optimista


(Deve ser o único jardim que está optimista nesta altura…)


Boa sorte a Sporting e Braga para os jogos de hoje da liga Europa!!!

Quinta-feira













terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ora vivam meus amigos,

Porto - Shaktar esta noite no Dragão.


Pontapé de saída do campeão nacional na champions league desta temporada. Penso que o porto vai entrar com o pé direito. Com maior ou menor dificuldade irá dar na boquinha ao Shaktar que raro é o ano que não toca a equipas portuguesas nas competições europeias. O treinador do Shaktar é há muitos anos Mircea Lucescu, uma velha raposa.


Bom treinador…


Lucescu que sabe muito bem que Porto é que vai encontrar esta noite.


Lucescu, um romeno que é um globe trotter do futebol, já andou por todos os lados e fala as línguas todas e mais algumas. No outro dia até fez língua de vaca com ervilhas lá em casa e pôs-se a falar com ela.


Do outro lado temos o nosso Vítor Pereira.


Vítor Pereira que está entusiasmado com o momento único que vai viver na sua vida. Ouvir pela primeira vez na qualidade de treinador principal o hino da liga dos campeões.


Vítor Pereira já com pele de galinha a imaginar o momento em que aquela musica se vai começar a ouvir sempre a subir como diz o amigo Rui Veloso (aquela musica maluca… sempre a subir…).


Porto - Shaktar hoje.

Benfica - Manchester United amanhã é o jogo da semana


Também para a liga dos campeões.


O Manchester visita a Luz num momento de forma impressionante mas Nani dá uma colher de chá ao Benfica e diz que este Benfica está mais forte do que o do ano passado.


E é verdade.


O Benfica está mais forte.


E tudo porque Jesus não dá descanso aos seus jogadores: “peito para fora! Barriga para dentro!!! Mãos nos quadris!!!”

Na quinta temos a liga Europa


O Braga joga com o Birmingham e o Sporting vai a Zurique.


Sporting que estava encostado às cordas mas que depois da vitória em Paços de Ferreira onde toda a gente esta a ver a 15 minutos do fim que ia trazer mais 2 mesinhas de cabeceira e acabou por trazer 3 pontos.


Sporting que já olha com outra confiança para o futuro…


Aliás, mesmo com maus resultados iniciais, diz Luís Duque, toda a gente percebeu que o Sporting já não é o sportinguizinho da época passada…