Fazendo um aparte em relação ao futebol, os adeptos portistas foram, recentemente, agradavelmente surpreendidos com a notícia de que o FCP integrará a Superleague Fórmula. Essa eclética competição -integrando, para já, as equipas do AC Milan, PSV, Olympiakos, BorússiaDormund, Anderlecht, Flamengo, FC Basel e Galasataray, para além do nosso emblema, será mais uma oportunidade para vibrar com o FCP e conquistar mais troféus para o nosso futuro museu.
mmm
O objectivo da competição será o de colocar 20 carros idênticos em prova (cada clube terá um carro), representando os principais clubes da Europa e do Mundo (esperando que, pelo menos, metade dos participantes sejam oriundos do G-14).
mmm
A origem dos carros será norte-americana, sendo provenientes de um fabricante de carros de competição com experiência em provas como a Indy Racing League. Trata-se de um monologar construído em fibra de carbono, com uma aerodinâmica distinta (ou seja, diferente dos carros utilizados noutras competições de monologares), concebidos para minimizar os inconvenientes associados ao cone de ar do carro que vai à frente - ou seja, procurando maximizar as possibilidades de ultrapassagem, por oposição do que se verifica na Fórmula 1 actual, em que o carro que segue no cone de ar de outro carro vê seriamente comprometida a sua eficácia aerodinâmica, perdendo aderência em curva.
mmm
Os carros, com 2 metros de largura máxima e menos de 3,2 m de comprimento, terão um peso de cerca de 675 kg, sendo propulsionados por um motor V12, de 4,2 litros, com 750 cavalos.
mmm
Nesta época inaugural, a Superleague Formula terá 6 corridas. Numa delas, a realizar a 1 e 2 de Novembro, teremos a oportunidade de conquistar mais uma vitória em solo "mouro", desta vez no autódromo doEstoril (afinal, parece que sempre serve para alguma coisa).
mmm
Todos estes ingredientes parecem indiciar que será uma prova de sucesso. Aliando carros de qualidade - ainda por cima, na minha opinião, com a vantagem de serem iguais entre si - à paixão clubística(no fundo, associando a prova ao futebol), admito que poderá, a prazo,ser uma séria concorrente à cada vez mais desacreditada Fórmula 1.
mmm
Pela minha parte, que sempre gostei de Fórmula 1, tenho vindo a perder o interesse ao longo dos últimos anos - e a época passada, tendo sido extraordinariamente competitiva, acabou por ser manchada por questõesdisciplinares de extrema gravidade.
mmm
O site oficial pode ser visitado em http://superleagueformula.net/
mmm
Ygadget
1 comentário:
Exacto, é aqui que o Rui Costa vai acelerar quando pendurar as chuteiras. Ou seja, troca as botas do futebol pelas botas do automobilismo.
Enviar um comentário