sábado, 16 de maio de 2009

Futebol: Olhanense - Adeptos eufóricos prometem esgotar a cerveja em Olhão

Olhão, 15 Mai (Lusa) - A euforia é a palavra de ordem entre os adeptos do Olhanense, que prometem "esgotar a cerveja" na cidade quando o clube conseguir assegurar a subida à Liga principal de futebol, o que pode acontecer domingo em Gondomar.
"A vida das pessoas de Olhão sempre foi o Olhanense. Quando o clube subir, vai ser uma loucura, um dos dias mais felizes da minha vida. E a cerveja vai esgotar...", diz à Agência Lusa Roberto Silva, 41 anos, sócio número 749 do clube algarvio e vendedor no mercado municipal.
O emblema rubronegro, uma das imagens de uma comunidade piscatória muito arreigada e bairrista, é o único tema de conversa nas vésperas de, em Gondomar, poder assegurar o regresso ao patamar maior do futebol nacional, 34 anos depois.
"A cidade vai sair toda à rua", afirma João Catarino, 70 anos, sócio número 104 e espectador assíduo, que se recorda dos tempos em que o antigo Estádio Padinha, onde hoje está situado um centro comercial, enchia para ver os grandes jogos.
"A equipa merece, porque tem feito uma carreira fantástica, tem jogado muito bem", acrescenta o associado dos algarvios, que assegurar não querer ver jogos no Estádio Algarve: "O nosso estádio é em Olhão, é aqui que devemos jogar".
José Manuel, 68 anos, ex-jogador nos anos 60, exalta a prestação do conjunto, mas prefere lembrar outros tempos, "em que o Olhanense se batia de igual para igual com os 'grandes'".
"Já não há a mesma ligação entre o clube e a terra. Antigamente, 90 por cento dos jogadores do clube eram de Olhão, agora nem um...", lamenta o antigo futebolista.
Roberto Silva assegura que, com os recentes êxitos, os mais jovens também já sentem o clube: "Antes os miúdos só ligavam ao Benfica, Sporting, FC Porto. Agora não, já vejo a malta nova a andar na rua com a camisola do clube. A cidade voltou a apoiar", sublinha.
O sítio não oficial do clube é ponto de encontro dos sócios e adeptos na Internet, tendo sido fundado por Miguel Saial, 35 anos, e mais alguns amigos no final da época 2001/02, quando o Olhanense até estava à beira de descer à III Divisão.
"Pensar nesse 'salto' sete anos depois é realmente estranho. Para mim, foi exactamente essa possível queda que aproximou novamente os adeptos da equipa. Nos últimos jogos dessa época os adeptos começaram a aparecer cada vez mais para apoiar e o sentimento prolongou-se no início da época seguinte", afirma.
Para o gestor do www.olhanense.net, que nunca viu o clube na Liga principal, a subida vem em boa altura: "Este ano todas as condições estão reunidas. Algumas pessoas têm receio de que o clube entre em loucuras, eu penso exactamente o contrário", sustenta Saial, rematando: "Se duramos um ano ou 20 anos na I Divisão não sei, mas prefiro um a nenhum."
EYP.
Lusa/fim.

Marcos Quitério

Sem comentários: