De acordo com um estudo da SPORT+MARKT e da PR Marketing European Football Mechandising Report, os clubes da Premier League vão à frente no ranking de clubes que mais receitas geram com o merchandising. A média de receitas com o merchandising dos clubes Ingleses cifra-se em 8.6 milhões de Euros, em Espanha a média é de 7.3 milhões de Euros, na Alemanha de 7.1 milhões de Euros, tendo os clubes Italianos e Franceses um valor médio igual de 3.2 milhões de Euros. Quanto à Holanda, os 6 maiores clubes do país têm em média uma receita de 3.6 milhões de Euros e em Portugal os 3 grandes geram em média 1.8 milhões de Euros.
1. - Premier League (Inglaterra) - 171 milhões de Euros (média/clube 8.6 m/€)
2. - Liga BBVA (Espanha) - 145 milhões de Euros (média/clube 7.3 m/€)
3. - Bundesliga (Alemanha) - 127 milhões de Euros (média/clube 7.1 m/€)
4. - Série A (Itália) - 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
5. - Ligue 1 (França) - 64 milhões de Euros (média/clube 3.2 m/€)
6. - Eredividie (Holanda) - 22 milhões de Euros (6 maiores clubes/média 3.6 m/€)
7. - Liga Sagres (Portugal) - 5.5 milhões de Euros (3 maiores clubes/média 1.8 m/€)
.
De acordo com os autores do estudo, os factores mais significativos para o sucesso de um clube ao nível do merchandising, passam pelo sucesso desportivo, tamanho do mercado doméstico, número de adeptos dentro e fora do país e pelas as estruturas profissionais de merchandising. No entanto as receitas geradas em dias de jogo são a chave para o sucesso dos clubes.
.
Os 116 clubes do estudo, alcançam em média 5.3 milhões de Euros, com cerca de 20 clubes com uma média de receitas superiores de 21.2 milhões de Euros e 96 com que geram cerca de 2 milhões de Euros.
.
Quanto aos clubes Portugueses, o clube que mais receitas de merchandising gera é o Benfica com 2.4 milhões de Euros anuais.
Nuno André
Sem comentários:
Enviar um comentário