domingo, 17 de fevereiro de 2008

Razão da derrota inglesa contra a croácia


A derrota da Inglaterra às mãos da Croácia não marcou apenas o afastamento dos ingleses do Euro-2008.


Houve um pequeno incidente no hino croata que marcou a festa dos visitados. Uma gaffe que escapou aos ouvidos dos menos atentos.


Tony Henry, cantor de ópera britânico, actuou perante os 80 milespectadores do novo Estádio de Wembley e no fim do hino croata cometeu um erro que, para quem não conhece a língua, até pode ser perdoado. O cantor devia ter dito «Mila kuda su plania», que quer dizer «sabes querida como gostamos das tuas montanhas».


Em vez disso,Henry entoou «Mila kura si planina», que significa «minha querida, o meu pénis é uma montanha».A grande curiosidade deste «pequeno» erro é que o cantor será um dos poucos ingleses a marcar presença no Euro-2008, uma vez que já foi convidado para entoar o hino croata na competição da Áustria e da Suíça.


Para os croatas, a gaffe de Henry relaxou os jogadores da selecção e conduziu-os à vitória sobre os ingleses. Em declarações à BBC, o cantor admitiu o erro e desculpou-se: «Nem me consigo defender. Era a última coisa que eu intencionalmente faria e tudo o que posso dizer é que se ofendi alguns croatas então eles merecem as minhas sinceras desculpas.» Em sua defesa, Henry tem o facto de não saber croata e de ter errado na pronúncia.


ZeljkaTomljenovic, secretário da Associação Croato-britânica, desculpou-o:«Não o culpo porque a pronúncia é muito difícil. Ele tinha um grande desafio, que era cantar um hino numa língua que não conhece.»


Outras frentes justificaram o engano pela pressão exercida por se encontrar num estádio rodeado de milhares de pessoas.


A verdade é queo erro passou despercebido à maior parte das pessoas e, incrivelmente,até agradou aos croatas. «Eles acharam fantástico, convidaram-no para cantar no Euro-2008 e perguntaram-lhe se podia ser a sua mascote»,explicou o agente do cantor.


Ygadget

Esta história já passou na Linha Avançada (versão rádio) em tempo real. Mas sabe sempre bem recordar.

Sem comentários: