quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vivam, meus amigos,

Ora vamos lá olhar para o mundial de futebol e claro para a selecção nacional portuguesa que já na próxima segunda feira terá o seu “sim ou sopas”.

Quero dizer com isto: se não ganharmos à Coreia do Norte é praticamente certo que voltamos para casa no próximo dia 25.

Mas o tema. Claro, são as palavras de Deco

Que, de acordo com o jornal o jogo de hoje, pode até ser até riscado do jogo com a Coreia do norte, se não pedir desculpas directas a Carlos Queirós.

O tema é quente, o ambiente também deve estar quentinho por causa disto e claro, do empate com a costa do marfim, embora ainda ontem Queirós e Beto, por exemplo, se esforçassem no sentido de fazer crer que estava tudo bem.

Mas é claro que é o jogo com a Coreia que vai mesmo comprovar se está tudo bem ou se não está.Jogo no qual Portugal poderá fazer algumas alterações, apostando, claro, mais no ataque. E apostar mais no ataque tendo como termo de comparação o jogo com a costa do marfim não há-de ser difícil. Digo eu. Diz o país. Dizemos todos.

Ontem tivemos a primeira grande, enorme surpresa deste mundial de futebol. A derrota da Espanha com a Suíça. Num jogo em que os espanhóis tiveram cerca de 70% de posse de bola, remataram 30 vezes à baliza, os suíços fizeram 8 remates, montaram um autocarro de 3 andares à entrada da área – aquilo não era um autocarro, era o terminal da carris – e ganharam. Ainda por cima, num lance caricato. E ainda atiraram uma ao poste numa jogada parecida.

Queirós tem aqui um bom argumento para, como direi? branquear um pouco o jogo com os elefantes. Parece que já estou a ouvi-lo dizer: “empatámos? A Espanha perdeu…”

Bom, mas se disser isto, também vai ter que comparar a exibição da selecção portuguesa com a espanhola. E aquilo que se pode dizer é que não há comparação possível.

Também ontem, o Chile, do Matias Fernandez, ganhou às Honduras, do Suazo, por 1-0.

E a África do Sul deve ter ficado praticamente arrumada, depois de ter levado 3 na boca do Uruguai (2 de Forlan e um de Álvaro Pereira, do porto. O Fucile e o Maxi também jogaram). Com esta derrota, os sul-africanos vão, tudo leva a crer, meter as vuvuzelas no saco.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Porto", quando referente à cidade do Porto ou ao FC Porto, escreve-se com P maiúsculo.