sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bom dia amigos,

As primeiras páginas dos jornais desportivos lastimam profundamente o massacre de Brasília.

A selecção chegou ontem a Lisboa debaixo de fortes apupos. Queirós manifestou concordância com as vaias.

Recordo que já Jesualdo tinha dito há umas semanas, quando o Porto andava a levar nas lonas de toda a gente: Se eu fosse adepto também assobiava…

Uma semana depois, certamente apertado por Pinto da Costa, já dizia exactamente o contrário.

Queirós que terá dito, desiludido com a atitude das vedetazinhas da selecção portuguesa: “já sei quem é que não vai para a selva comigo”

Eu acho que eles não vão mas é para lado nenhum. Aquilo está tudo partido…

Queirós está a ponderar deixar cair vários craques na próxima convocatória. Isto se não cair ele primeiro, evidentemente…

O 24 horas diz que se Queirós for despedido recebe mais de 4 milhões de euros. Carneiro amigo…

Se o Madail o mandar embora, o Estrela da Amadora já sabe a que porta é que há-de bater…

JN

12 comentários:

Tripeiro Rabeta disse...

Ainda ontem disse isto ao meu companheiro Tripeiro conbictu:
"Olha lá querido, achas que o Jesualdo é um pau mandado do Pintinho?"

E ele respondeu-me:
"Não sei, mas não pares de me enfiar o teu pau mandado por trás que eu gosto"

E no final limpei-me à bandeira do fcp.

Anónimo disse...

Todos sabem que o Jesualdo é um fantoche controlado pelo Pinto da Costa.

Isso só é novidade para quem não conhece o sistema

E esta heim?

Anónimo disse...

O regresso do Portugal dos Pequeninos [ 2008-11-20 22:03 ] Por: Pedro Santos


1. Esta derrota, estas derrotas recentes, não são apenas a derrota do Queirós ou do Madaíl. Esta é a derrota da mesquinhez de alguns (muitos) cidadãos portugueses, que durante 6 anos usaram de tudo para desvalorizar as imensas alegrias que Portugal, com Scolari à cabeça, nos foram dando, e que hoje, pelos vistos, sumiram.

2. Hoje andam calados que nem ratos, o burro já não cá está, mas afinal o burro não era ele.

3. Com Scolari ganhávamos mais vezes. Está certo que não levantámos as taças, mas não vão ser alguns velhos do Restelo a fazer me esquecer as inúmeras noites de festa, de autêntico êxtase, que a selecção de Scolari me deu!

4. Mas até celebrar finais ou terceiros lugares era errado com Scolari, porque segundo os tais velhos do Restelo, Scolari gozava com os portugueses quando lhes pedia para pôr as bandeirinhas à janela. Pois eu pus lá a minha, com a mesma naturalidade com que me visto a preceito para uma festa, como me mascaro no carnaval ou visto a camisola do Benfica no estádio da luz.

5. Mas os velhos do Restelo criticavam as bandeirinhas porque isso não era a pátria... São os mesmos velhos do Restelo, os tais auto-proclamados ?patriotas? que fazem parte da grande maioria de portugueses que tão orgulhosamente foge aos impostos, e que aos amigos, com desplante, ainda se gabam disso. São estes os ?patriotas? que nas eleições autárquicas elegem para as suas câmaras, os típicos Chicos Espertos cá do sítio que se apresentam a sufrágio com centenas de casos pendentes em tribunal. Mas o que importa para esses "iluminados", é a porcaria do futebol e das bandeirinhas nas janelas. Estes iluminados patriotas, são os mesmos para quem torcer pelo sua selecção, depende de jogar o Baía ou o Ricardo, o Nuno Gomes ou o Pauleta! Por Baía até viram gregos!

6. Depois, o problema já era que o Brasileiro só ganhava com a equipa do Mourinho. Como se isso importasse para alguma coisa, se era com a equipa do Mourinho, do Camacho ou do Quinito. O que eu sei é que ganhava mais vezes do que os seus antecessores, tal como sei que nesse EURO 2004 perdemos duas vezes com a mesma Grécia. E se alguns sem-vergonha, há falta de melhores argumentos, nunca hesitam em vir lembrar que perdemos a abrir com a equipa do Scolari, sejam homenzinhos e lembrem também, que segundo vocês, a equipa que perdeu na final já era a equipa do Mourinho. Conclusão: perderam as duas.

7. Talvez Scolari não seja nenhum mestre de táctica. As suas armas eram outras. Mas se Queirós 'e esse tal mestre de táctica que alguns apregoam, o tempo já está a mostrar que não é de mestres de táctica que a selecção precisa. A selecção precisa é de personalidade e de carácter, e com Scolari, queiram ou não queiram, essa personalidade sempre existiu. Perdeu e ganhou jogos como todos os outros, mas lanço aqui um desafio: que alguém me diga quantos treinadores antes de Scolari defrontaram grandes e pequenos olhos nos olhos, e venceram Holandas, Espanhas, Inglaterras e Brasil. O antes e o depois de Scolari, 'e a mentalidade dos pequeninos.

8. Afinal, ser mestre de táctica não chega, ser Queirós, professor não chega, porque o problema de Portugal (do futebol e da sociedade em geral) 'e bem mais profundo do que a táctica do jogo. O problema é de carácter, da cultura de facilitismo, do vedetismo, dos penteados, das passerelles, da má-criação, da Chico-Espertice, do egos inchados, das preguicites, dos Lamborguinis, do dinheiro fácil, das leis do menor esforço, do subir na vida a qualquer custo.

9. Se o problema fosse de táctica, talvez Queirós servisse. Assim... É complicado!

Eduardo Ramos disse...

Já repararam na selecção sub 21?

Vários jogadores acima de 1 metros e 85, o que é preocupante para os seleccionadores pois acaba-se uma das desculpas mais utilizadas quando se perdia um jogo com uma selecção nortica.

É que falta a selecção principal: "Altivez".
;)

Anónimo disse...

Olha o José Santos....o sr da originalidade...sp a falar do tri campeão...é triste a fustração n é???

e esta hein?

Ladrao de Jeropiga disse...

"Olha lá querido, achas que o Jesualdo é um pau mandado do Pintinho?"
"Todos sabem que o Jesualdo é um fantoche controlado pelo Pinto da Costa."
Logicamente que o Prof. Jisualdo Pireira é um pau mandado e um fantoche do nosso grande Pinto da Costa. Diria mais, o Jisualdo é um rabetão árabe, enrabado fortemente pelo nosso Pinto da Costa!
O Pinto da Costa faz isto a todos os mouros... e como o Jisualdo é um bom sarraceno, o Pinto trata-o como um escravo mouro. Sodomiza-o brutalmente e o Mouro estúpido gosta... .
O nosso papa já come mouros há mais de 30 anos! Enraba-os de uma maneira sublime!

Anónimo disse...

A equipa do Mourinho foi Campeâ da Europa dois anos seguidos e com o Vítor Baía!
Em 2004 o verão foi azul, um azul do FC Porto!
Não será um estrangeiro que me irá ensinar o que fazer com a bandeira nacional ou dar lições de patriotismo barato...
Portugal é mais do que futebol...

O Pensador Anónimo disse...

Descodificando o CR7

Os portugueses têm de parar de se agarrar com unhas e dentes à sua pequenez e começar a aprender a ver futebol para além das suas cores clubistas e para além da bandeira nacional. Não… não digo para virarem as costas quando o clube perde nem quando a selecção vai passear e posar para as fotos com as mulatas brasileiras e vem de lá com um grande melão e um saco com seis batatas (vá lá… conseguiram lá deixar duas uvas mijonas…). Digo para sabermos admitir quando não somos os melhores… quando há outros melhores que nós. Esse é o bom desportista e o bom adepto de desporto. O sabe ver que o adversário foi (ou é) melhor.
Temos de parar de uma vez por todas com a conversa do melhor do mundo e dos campeões do mundo e saber ver a realidade… a nossa triste realidade. Não temos equipa. Temos sim um grupo de jogadores.
Pior… temos um grupo de meninos mimados, convencidos, com tiques de vedeta, e sem a mínima ponta de humildade e sem o mínimo respeito pela nossa bandeira e pela nossa camisola. Trabalhadores e respeitadores nos clubes, sim… na selecção, não…
Têm mais respeito pela camisola que esta forrada com milhões e milhões de euros do que pela nossa camisola que, não esqueçamos, também tem alguns milhares de euros no bolso, mas acabam por ser trocos comparados com o que vem do clube.
Estes profissionais têm a obrigação de representar a selecção com o mesmo profissionalismo, brio, vontade e respeito com que o fazem nos seus clubes. Nunca podem esquecer que quem os descobriu e formou foram os clubes NACIONAIS, quem lhes deu projecção mundial foram os clubes NACIONAIS, quem lhes deu apoio, incentivou, aplaudiu, vibrou nos jogos enchendo-lhes de confiança para crescerem mais e mais como jogadores foram os adeptos NACIONAIS. Então porque não se entregam de corpo e alma à selecção NACIONAL, se o fazem pelo clube que veio a nossa casa, acenou com duas ou três notas e saiu porta fora com eles? Longe de mim querer dizer que não se devem aplicar nos seus clubes… Julgo apenas que devem ter a mesma atitude cá em casa. Acho que todos nós o merecemos.
O perfeito exemplo desta falta de respeito é o nosso magnífico capitão Cristiano Ronaldo, também conhecido por CR7, Rocket Man, O Melhor do Mundo, Vocês sabem que eu sou o melhor do mundo, Não tenho dúvidas que sou o melhor do mundo, etc…
Tentemos desmistificar esta vedeta olhando para o Manchester United e para a Selecção Nacional.
O Manchester United, clube onde esta personagem joga, é um clube com uma história muito grande e uma mística, uma filosofia e uma “personalidade” fortíssima, que dificilmente se encontra noutro clube. Tem uma equipa técnica do mais experiente, competente e conhecedor de futebol que existe. E tem uma equipa de futebol do mundo.
E agora um exercício de observação “mental” à equipa do Manchester. Dá gosto ver aquela equipa a jogar. Dez jogadores que se conhecem de olhos fechados e jogam como ninguém. Atacam, defendem, batalham e controlam o adversário como ninguém… Não… não me enganei nos dez jogadores. Aqui entra o décimo primeiro, o bobo da corte. Com as suas correrias, dribles, birrinhas, saltinhos, caretas, pinotes e mini teatrinhos na hora de marcar livres directos (toda a gente já o viu, não hora de marcar o livre, a fazer amor com a bola, depois pô-la no chão, depois dar quatro passos e meio à retaguarda tipo “Robocop”, fechar os olhos, levantar a cara, cerrar os lábios e as sobrancelhas e no fim chuta a bola em frente…) não tem que ter acção directa no trabalho da equipa, uma vez que a esta bastam dez jogadores para dominar o jogo. O que é que acontece? Juntando as características do M.U. às características do próprio futebol inglês (que é um futebol aberto e sem marcações cerradas) e soltando um artista de circo no meio do campo obtemos este resultado. “Eu sou o CR7 e sou o melhor do mundo!” e não é que, para meu espanto, se cria um movimento em Portugal chamado “Petição: CR7 a melhor do mundo”. Já alguém se deu ao trabalho de analisar os jogos, jogadas e golos deste fantoche? De notar que o Cristiano Ronaldo é um jogador muito rápido, tem muita técnica e tem facilidade de remate. Mas daí até ser o melhor do mundo vai uma distância sem medida.
Porque é que este espantalho vem à selecção e nunca joga ao nível que o faz com no M.U.? Falta de motivação não é porque vir à selecção é uma honra, receber os prémios de jogo sabe bem e não deve haver muita coisa melhor que ter dez milhões de pessoas a puxar por nós. Também não entra em campo sozinho, porque entram sempre outras dez vedetinhas com ele no campo. O que será então? Ah! Já sei! É porque a equipa do M.U. não vem jogar com ele na nossa selecção. Que pena… Se pudéssemos naturalizar a equipa do M.U. para jogar por nós, teríamos o problema resolvido e poderíamos parar de naturalizar todos os brasileiros que não conseguem ir à sua selecção e têm acabado nos últimos tempos por vir parar à nossa (bons jogadores – sim, mas nós temos muitos e bons jogadores que começam a ficar tapados e vão deixar de aparecer por não terem a merecida oportunidade). Como as vedetas chegam aqui à selecção e cada um quer brilhar mais que o outro, preocupam-se mais com o teatrinho antes do livre ou com o triplo murtal encarpado que vão fazer depois do golo (que vai aparecer mais cedo ou mais tarde).
Para finalizar, vou falar de três nomes (só três porque a lista é extensa demais): Káká, Messi e Zlatan. Super-vedetas em Espanha e Itália. Qualquer um deles se trocasse do campeonato espanhol para o italiano e vice-versa, continuaria a ser uma super-vedeta. Se fossem para Inglaterra seriam super/hiper/mega-vedetas e no fim ainda vão às respectivas selecções e mantêm o nível que nós todos conhecemos. O nosso CR7 (Melhor do mundo… e arredores) no M.U. “eeehhh!!!” “aaahhh!!!” “Que maravilha!”. Chega à selecção… onde é que ele anda? Será que é a mesma pessoa (de certeza que é porque chega cá e continua convencido). Lembrem-se disto: se aquela besta-quadrada tem a infeliz ideia de sair do M.U., para Espanha (Real por exemplo) vai dar o trambolhão da vida dele e nunca mais vai ser o CR7 que é no M.U. (quem diz Espanha, diz Itália ou outro campeonato onde não existam M.U.s a jogar para ele brilhar)
Carneiros Amigos,
Fiquem bem e até uma próxima
Saudações desportivas para todos
Valente
(PS: Digam não à “Petição: CR7 a melhor do mundo”)

Fred disse...

Concordo com o Phyllosophus como já tinha dito noutro comentário.
O CR foi o jogador a fazer a melhor época no ano passado, sem dúvida. Mas não é, de longe, o melhor do mundo, e repito que só no último jogo da selecção se viu que pelo menos o Káká, Robinho e Anderson são melhores que ele - basta-lhes uma visão de jogo estonteante onde surgem linhas de passe, desmarcações e jogadas inacreditáveis. E não perdem a bola simplesmente "porque sim" ou porque "deixa cá fazer mais um truque", pelo menos enquanto é preciso!
E além disso, devo dizer que concordo também que o CR está bem no MU e campeonato inglês por causa dos espaços de jogo e dos esquemas lineares de jogo: ele ou finta o lateral e centra isolado, ou foge para o meio e marca golos porque tem outros 9 colegas que sabem meter bolas na grande área para qualquer tosco marcar golos!
Sim, ele tem imensa técnica, é indiscutível. É muito rápido e forte, e tem boa desmarcação. Mas para mim falta-lhe inteligência, e visão de jogo quando os espaços apertam. Não foi por acaso que o Milan com uma equipa cuja média de idades devia rondar os 30-e-tal-anos enxovalhou o MU na Champions, e o CR pura e simplesmente nem se viu!
Mesmo na Premier League se nota que contra os outros grandes ele se apaga sempre, pelo menos em comparação com o habitual.
Em conclusão, é muito bom sim senhor, mas além de lhe faltar muita humildade (e liderança na selecção), falta-lhe uma magia muito especial que só mesmo os melhores conseguem demonstrar…!

André disse...

amigo Phyllosophus, n sei se o Alex Ferguson partilha da tua opiniao, mas ok. Tas a querer vulgarizar um jogador como o CR7 quando ele nao é, efectivamente um jogador vulgar. Nota: nao tou a dizer q é o melhor do mundo, muito menos a dizer q ele na selecçao tem jogado bem. Correcto: não tem.

Mas se o Man Utd fosse 10 + uma ovelha negra chamada CR7, penso q entao o Ferguson estaria a cagar-se se o CR7 ia po R. Madrid ou nao. Ou isto foi só uma birrinha ou uma questao de orgulho?

Amigos, levámos uma ganda toza e etc.. mas daí a o CR7 ser quase o pior jogador do mundo como tu o tás a pintar, vai lá vai.. Ele é rapido, tem técnica, facilidade de remate, mas esqueceste-te de outras coisas mais. Joga em várias posições, cabeceia bem, marca golos (olha, desculpa, é um facto) cresceu tacticamente desde q saiu do SCP (só lá teve um ano tb, é certo), etc, etc, etc.

lol, o meu bitaite.

O Pensador Anónimo disse...

Amigo André,

Ao ler o teu comentário percebi que também leste o meu. Agora vou pedir-te que passes à segunda parte... Perceberes o que eu escrevi:
- O Fergusson não é nenhum tótó... longe disso. O Fergusson não é só o treinador do MU... ele é parte importante e indispensável da toda a estrutura do clube MU. O Fergusson não olha para o CR apenas como um jogador que tem à disposição no plantel. O Fergusson "apenas" tem a inteligência de preparar uma super equipa de 10 jogadores onde o 11º (CR) aparece vezes sem conta em situações de falta de marcação, corredores completamente abertos e tempo e espaço suficientes para poder escolher para que lado da baliza rematar a bola. Achas que o Fergusson vai ser otário de deixar sair o CR?
- Pelos motivos que já enunciei e que todos já sabem o CR é um jogador que dá nas vistas... é um jogador que entra em campo com o seu numero bem preparado (o teatrinho dos livres, as caretas dos golos falhados, as birras se por acaso alguem fizer uma finta mas bonita que a dele). A "máquina" do MU consegue pegar nisto e transformar em facturação. Como? Enche o estádio com duas atracçoões: 1ª a equipa a jogar futebol como poucas o fazem 2ª CR com o seu espectáculo de variedades do qual também fazem parte os golos. Golos esses em que 95% do trabalho é da equipa pelos motivos que já me referi. Como sabes nos grandes clubes mundiais as receitas de merchandising têm um peso brutal. Tambem não te preciso de dizer que o MU vende a imagem do CR associada à marca "Manchester United" para os quatro cantos do mundo e que essa é uma fatia substancial das receitas do MU. Achas que o Fergusson vai ser otário de deixar sair o CR?
André, vou-te pedir mais uma coisa. Dizes-me em jogos da selecção o CR tem feito um trabalho ao nível que faz em Inglaterra.
Vou ficar feliz se me conseguires mostrar que o grande CR7 é o melhor do mundo jogue onde jogar.

Grande abraço

Fiquem bem

Anónimo disse...

Não compreendo tanta agitaçao. Foi um amigável, nem aquece nem arrefece. Ainda bem que levaram no pêlo, pode ser que espevitem agora para os jogos a sério. Queiroz é muito boa pessoa, bom treinador para futebol de ataque. Agora acho que é muito pouco "manhoso". Devia ser mais directo e menos ingénuo. Jogar contra o brasil sem pelo menos um trinco, não é coragem, é burrice. E se o Brasil não ganhasse, o Dunga ia de patins. Quem podiam por uns patins era ao Cristiano. Já não me lembro de um jogo em que fez algo por Portugal. E que tal tirar-lhe a braçadeira e dar a alguém com mais miolos e menos mariquices, tipo o Bruno Alves ou Quim, Ricardo Carvalho, etc? Que tal jogar com Raul Meireles a trinco e outro gajo qq a ajudar, nem que se vá buscar o Petit ou se jogue com o Meira a trinco, Danny, Simao e Nanni no outro lado, como o Nuno Gomes ou Almeida à frente? Ou já se esqueceram que os melhores jogos de Portugal para a qualificação, foram sem o Cristiano? A neao ser que achem que contra a Dinamarca foi um jogo péssimo...Eu penso que foram 5 mins terriveis, mas de uma sorte milenar. Isto há-de melhorar, temos jogadores para isso, mas também temos de estar conscientes, de que já não existem selecções fáceis, e que o futebol é COLECTIVO.