terça-feira, 10 de abril de 2012

Ora vivam meus amigos


A manhã está cinzenta para os benfiquistas, solarenga para os adeptos do Sporting. E então para os do Porto pode dizer-se que está mesmo radiosa. Cada um vê o mundo com os olhos que quer…


Pois claro…


Duma coisa parecem nesta altura existir poucas, muito poucas dúvidas. É que para o Benfica este… já foi. Acabou-se…


Sim. Penso que depois da derrota de ontem em Alvalade, o Benfica já lá não vai. Perdeu (e perdeu bem, já lá vamos) e com a vantagem que tem o Porto já não cai daí abaixo. 4 pontos que são 5 sobre o Benfica e 5 que são 6 sobre o Braga. Era preciso que acontecesse um autêntico escândalo nas 4 derradeiras jornadas com o porto para não encomendar as faixas. Os mais críticos e os mais cépticos das capacidades do treinador do Porto dirão que isso nem o Vítor Pereira seria capaz de fazer…



Quanto ao jogo de ontem. O que é aconteceu?


Aconteceu que o Sporting fez um belíssimo jogo, foi mais agressivo do que o Benfica, teve mais oportunidades (o resultado é escasso e lisonjeiro para o Benfica). E o Benfica desapareceu.


Desapareceu.



Ok. Já o sabemos. O Benfica queixa-se do penalty do Polga sobre o Gaitan no primeiro minuto. Certo.



Está certo!!!


Como diria o Fernando Mendes no preço certo…



Ok.



Está bem.


Está bem, não está mal.


De facto o Benfica, temos de reconhecer, tem azar, um galo do caraças, mesmo, nos jogos decisivos e importantes. Isso é verdade…



Foi com o Porto no jogo na Luz para o campeonato, foi com o Chelsea lá e cá para a liga dos campeões, agora é com o Sporting, num jogo em que o Benfica sabia que se não ganhasse que estava praticamente encomendado em relação ao título.



Isso é verdade. Não podemos fugir a isso. Compreende-se, portanto, que os benfiquistas estejam com uma certa vontade outra vez de cantar a opera do palhacito.



Tudo isto é verdade.


Mas resumir um jogo que teve mais 89 minutos a partir dai e descontos a um penalty que não foi marcado (e deveria ter sido) parece-me manifestamente exagerado.



O Benfica esteve muito mal, fez possivelmente o pior jogo da época numa partida em que sabia que se falhasse ficava agarrado enquanto que o Sporting se atirou ao Benfica como gato ao bofe mostrando muito mais vontade e acerto. Jesus meteu os 2 centrais Luisão e Garay que vinham de lesões e foi o que se viu. O Luisão acabou por ser expulso, está no penalty do Sporting e viu-se e desejou-se para acompanhar a velocidade dos jogadores do Sporting que lhe apareciam pela frente. Ele nunca foi rápido mas ontem então parecia que tinha grão nas chuteiras.



Não sabem essa?



Dois amigos resolvem ir a Fátima fazer penitência e vão de Lisboa a pé em peregrinação. E combinaram que para a coisa ser ainda mais sofrida levavam grão nos sapatos. Ao fim de 10 kms diz um deles, Á pa não posso mais, tenho os pés numa lástima…


Mas agora reparo, tu estás numa boa. Mas tu não tens grão nos sapatos?


Tenho, Diz o outro. Mas o meu é cozido.



Se calhar era isso que o Luisão devia ter feito. Uma desgraça.


O Garay do outro lado também teve dificuldades.


Também há um lance esquisito com o Van Wolfswinkel e tal.


Mas no fim o que fica é isto.


Sporting sempre mais perto do 2º golo. Teve belíssimas oportunidades para o fazer. O Benfica podia ter perdido por mais.


Artur foi o melhor em campo.



Artur que se queixa que o Benfica tem um galo do caraças com os senhores do apito.




E João Pereira do outro lado diz que podiam e deviam ter sido mais.



Bom, mas façamos um filme rápido do jogo:


Jesus reclama penalty. E tem razão.


Sá Pinto diz que respeita mas não concorda.


Jesus diz que não foi só pelo amigo Soares Dias que perdeu mas que ele deu uma boa ajuda.


Sá Pinto diz que continua a compreender mas o Sporting foi muito melhor. E foi realmente




E Van Wolfswinkel (que fez um belo jogo) meteu a menina lá dentro.


E com este golo o Benfica já foi. Embora não atire ainda a toalha ao chão. Jesus diz que ainda faltam disputar 12 pontos. Mas sejamos francos. Alguém acredita que o Porto a 4 jornadas do fim…


Porto que vai receber o Beira-mar em casa, vai ao Marítimo, recebe o Sporting e acaba o campeonato em Vila do Conde vá perder 5 pontos para o Benfica enquanto o Benfica ganha os jogos todos? Ok muitos dirão. É pá, mas com o campeonato que o Porto tem feito nunca se sabe. Tinham o título no papo depois de ganharem ao Benfica e iam logo perdendo em casa com a Académica.


Com o Paços foi o que se viu e tal…


Ainda vão ao Marítimo e o Sporting pode fazer-lhes o mesmo que fez ao Benfica. Mas … sinceramente eu acho que a coisa está resolvida. Sem o brilho de outrora, sim senhor.


Mas o Porto não tem culpa da barraca que o Benfica deu.


Nos últimos 8 jogos do campeonato, em 24 pontos possíveis o Benfica ganhou 11 e perdeu 13. E ontem o leão foi mais forte…

1 comentário:

Travenca disse...

Eu até gosto de ouvir a Linha Avançada, porque o Diogo equilibra um pouco a coisa... Mas matraquilhar tanto no penalti reclamdo pelo Jesus, e deixar impune o penalti sobre o VW com apenas um "lance esquisito" ?
Vamos lá a ser sérios sff....
Carneiro amigo, andamos todos ao mesmo, mas nem todos têm palas nos olhos... Abraço!