sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vivam carneiros amigos e restantes mémés espalhados um pouco por toda a parte (parece a marabunta)


A primeira coisa a fazer esta manhã é evidentemente prestar homenagem ao grande feito que o futebol portugues alcançou ontem à noite.


E à falta de qualquer coisa parecida na língua mãe, socorremo-nos do que está à mão


Viva Chile mierda


Viva México cabrones


E ainda mais uma onda


Uuuuuooooohhhhhh!!!!



Não há dúvida.


Estamos em grande.


Demos show de bola mais uma vez. As 3 equipas portuguesas avançam para as meias-finais da liga Europa e fizeram-no com uma limpeza impressionante. Em 6 jogos (1ª e 2ª mão) 3 vitórias e 3 empates, nem uma derrota para amostra, 17 golos marcados, 7 sofridos!


Isto é uma coisa que deixa a boca aberta a qualquer animal, até ao loup di loup…


E depois, claro, a garantia de que vamos ter pelo menos uma equipa portuguesa na final (eu acho que vão ser duas), o ineditismo de termos 3 equipas nacionais nas meias-finais duma competição europeia, e ainda mais este pequenino pormenor, que não é tão despiciendo como isso. Em 8 equipas que estão envolvidas nas meias-finais das provas europeias (liga Europa e liga dos campeões) metade tem treinadores portugueses. Notável, a todos os títulos.


Notável é pouco para qualificar o percurso do Braga nas competições europeias desta temporada. Uma coisa avassaladora. Inacreditável. Mas o que é que se pode pedir mais a este pessoal?


Braga - 0 - Dínamo de Kiev – 0


A jogar com 10 mais de uma hora de jogo. Espectacular.


E ainda teve oportunidades para marcar na 2ª parte.


O Domingos é o maior!!!


Mas é que é mesmo!


Domingos leva o Braga a uma meia-final europeia pela primeira vez na história do clube.



Domingos que está em altíssima, tal como Villas-boas, claro.


(já vamos falar dos dois e dos cenários que se traçam nesta altura)


Sim, porque se o Braga é uma coisa do domínio do paranormal, o Porto entra na cavalidade pura…. Continua sem perder um jogo sequer no campeonato e na liga Europa e ontem recorreu mais uma vez a doses cavalares de futebol para voltar a dar 5 na boca do Spartak. Em Moscovo. Chiça maluco.


Villas-boas tinha um sorriso de orelha a orelha… ali, de tacha toda arreganhada, e não é caso para menos. Este Porto é uma coisa impressionante.


5-1 cá. 5-2 lá. 10-3. Por isso o Porto é apontado por muitos como o grande favorito à conquista da liga Europa.


Porto tipo rolo (não de carne, mais rolo compressor)…



Benfica também nas meias-finais, mas com um enorme susto na primeira parte do jogo de Eindhoven.


Aos 20 minutos já estava a levar duas na pança, não se sabendo muito bem onde iria aquilo parar. Benfica que entrou à campeão, como muitas vezes faz, a dominar e tal, duas grandes oportunidades nos primeiros 10 minuto, duas grandes defesas do guarda redes do PSV Isaksson que deve deixar uma inveja do caraças aos adeptos do Benfica. Isaksson que deve valer para aí 3 milhões, mais coisa menos coisa (mais ou menos 1/3 do Betinho… ).


O Benfica não marcou, o Salvio lesionou-se (partiu um dedo do pé e não deve jogar mais esta época – já agora, o Fucile está na mesma. Acho que é uma clavícula e também deve estar arrumado até ao verão).


Entrou o Carlos Martins e tal…


E, num instante, 1-0, 2-0, o Benfica completamente à toa, se levasse o 3º estava eliminado e o impensável a acontecer. E desta vez nem sequer podem fazer do Roberto saco de pancada, que ele não teve culpa nenhuma. Valeu o Luisão ir lá à frente marcar um golão, de pontapé moinho, à Artur Jorge (não sei se não foi o golo mais bonito de todos os jogos europeus de ontem. A bola a entrar ao ângulo e o Benfica a suspirar de alivio.


2-1 ao intervalo.


2-2 na segunda parte. E o Benfica a partir daí até podia ganhar o jogo. E mais uma vez se percebeu que esta equipa do Benfica que tem de facto grandes jogadores, não gosta de sofrer.


Não gosta de sofrer.


Quando a coisa corre bem, é sempre a abrir. Quando começa a correr mal, as desgraças acontecem. E ontem estiveram perto de acontecer.


E depois o Benfica falha muitos golos. Perdoa muito. Tiram a bola da manga, metem no bolso, show de circo, nota artística, chegam à baliza e voltam para trás para começar tudo de novo depois vão lá outra vez e falham.


E depois os outros vão lá abaixo e marcam. É demasiado croché. Haja mais operariado.


Seja como for, o que interessa é que o Benfica passou e os benfiquistas já estão todos doidos a pensarem na conquista dum título europeu 50 anos depois do primeiro da sua história.


Em Berna, 1961, frente ao Barcelona.


Será que é desta?


Jesus que ontem deve ter ficado com mais uns cabelitos brancos, (se é que ainda tem alguns para ficarem brancos seja lá onde for).


3 treinadores portugueses em alta.


Mais um, o Mourinho.


Faz 4.


4 os que estão nas meias-finais das provas europeias. É muito. O que é nacional é bom.


E agora nas meias-finais é que vai ser o bom e o bonito.


Porto - Villareal – 2 jogaços em perspectiva. O Porto passa, estou convencido. Mas vai sofrer.


E Benfica - Braga. 1ª mão na Luz, ao contrario do que estava previsto, por força do jogo do Porto. Se os benfiquistas pensam que são favas contadas, tirem o cavalo da chuva, que vão ter que suar muito para ultrapassar este Braga que já perdeu a vergonha por completo.

5 comentários:

To Ferreira disse...

so uma correcçao: o Porto perdeu em casa, com o Sevilha, por 0-1 para os 32 avos.

João Santos disse...

vinha aqui dizer o mesmo que o To Ferreira. Porto já teve a sua primeira derrota na liga Europa, e se tudo correr bem fica com a sua primeira para o campeonato já Domingo...

To Ferreira disse...

E ainda podemos concluir mais: Dos quatro semi-finalistas, o unico que nunca perdeu nesta liga é o Benfica.

Anónimo disse...

Caro José Nunes, parece-me um pouco parcial a análise que faz à grande participação portuguesa nos quartos de final da liga Europa. Da análise que faz fica a impressão que Porto e Braga passaram com todo o mérito, já o Benfica apanhou um enorme susto, não joga tão bem como Porto e Braga, e passou quase à rasca...! E quer dizer, não foi bem assim, não devemos esquecer-nos que se lá levámos com dois na pança que nos pregaram um susto, eles cá podiam ter ido com meia dúzia na barriga e o assunto ficava arrumado...! Acho que o Benfica passou com tanto mérito como Porto e Braga. Estou a fazer este comentário, não tanto pelo que aqui está escrito mas pelo tom que utilizou quando falou das três equipas portuguesas na sexta feira de manha, um tom que me pareceu algo depreciativo da participação do Benfica nesta jornada, contrapondo com a jornada gloriosa de Porto e Braga. Ouvi na sexta, como tenho ouvido há já vários anos. Sou um fã incondicional do carneiro amigo! Abraço

Serafim disse...

Assino o comentário acima, que por lapso coloquei anónimo,

Serafim