terça-feira, 27 de outubro de 2009

Houve de tudo como na farmácia


Muitos golos, outros mal invalidados, outros mal assinalados, foras de jogo que eram e não foram, foras de jogo que não deveriam ter sido e foram, penalties (1 deles mal marcado), não sei quantos amarelos, expulsões, caldeiradas no túnel, provocações entre treinadores.

Querem mais?

O que é se pode pedir mais num jogo de futebol?

Uma pessoa chega ao fim do jogo cansada, caramba, com tanta emoção.

Assim, vale a pena ir à bola.

Juntam-se vários espectáculos num só.

Até palhaços. Pelo menos, foi a opinião do público, que não se cansou de chamar nomes ao árbitro, entre os quais este: palhaço.

Foi, realmente, uma arbitragem impressionante.

Já se viram muitas arbitragens de rir à gargalhada, mas tanto disparate junto, não é fácil.

É claro que se pode dizer que o ritmo trepidante do jogo, a pressão dos mais de 47.000 que estiveram na Luz, o clima tenso que vinha dos bancos para o relvado, a velocidade alucinante a que tudo se passava, tudo isto ajudou a que a equipa de arbitragem se espalhasse ao comprido, indo, de asneira em asneira, até ao apito final, de fio a pavio.

O primeiro erro crasso é o golo do Nacional (fora de jogo claro, mesmo nas barbas do fiscal de linha). A partir daí, foi um virote.

Parecia o carrossel 8 da antiga Feira Popular de Lisboa.

Mais uma corrida, mais uma viagem.

Suba menina, suba!

A rivalidade dos dois treinadores, Machado e Jesus, foi um dos motivos de interesse do jogo.

Já se sabia que eles não se podem ver e ontem a coisa descambou mesmo.

Grande confusão no túnel ao intervalo – não se sabe muito o que se passou, mas foi impossível não recordar o que aconteceu na época passada, são contas antigas – e um despique incrível entre os 2 bancos, com Jesus, em todo o seu esplendor, a mostrar 2 dedos a Machado quando o Benfica fez 2-1 e 4 deditos quando o Benfica fez o 4-1.

Jesus diz que não senhor que não foi nada disso.

Ahahahahah!

Jesus diz que estava a dar indicações aos 2 pontas de lança e aos 4 defesas e que foi apenas coincidência o facto de o ter feito na altura em que o Benfica marcou os golos.

E deve ter sido também coincidência o faço de fazer os gestos a olhar para o banco do Nacional.

Embora estivesse a falar com os seus jogadores.

Ahahahah!

Manuel Machado não foi de modas

Machado apelidou Jesus de cretino com todas as letras, parecendo evidente que dificilmente veremos estes dois amigos de longa data a jantar, lado a lado, com as respectivas famílias.

Acho que preferiam passar fome.

Mas o essencial disto tudo, depois de uma noite cheia, em que tudo aconteceu no Estádio da Luz, ficou: o Benfica parece o furacão Katrina. Arrasa tudo o que lhe aparece pela frente.

Vai tudo a eito.

E joga bem. Joga mesmo muito bem.

6-1 ao Nacional. Depois dos 5-0 ao Everton. Depois dos 6-0 ao Monsanto. Em pouco mais de uma semana.

17 golos marcados em 3 jogos.

30 em 8 jornadas.

Média de quase 4 golos por jogo.

É muito.

Benfica que está na frente do campeonato, de parceria com o Braga, com quem joga no próximo sábado. Em Braga.

Onde lhe está ao que se sabe a ser reservada uma recepção condigna.

Principalmente para César Peixoto e Jorge Jesus.

Os trânsfugas.

9 comentários:

daniel disse...

Sr. José Nunes, é lamentável a forma como descreve o jogo de ontem, dando o enfase a "casos" e não à vitória categorica e justíssima do BENFICA. A arbitragem em Portugal tem muito que melhorar é certo, mas a qualidade do jornalismo desportivo e os comentários dos "srs. doutores comentadores" do futebol ainda mais. Fala-se pouco dos grandes golos, das grandes jogadas, das magnificas defesas dos guarda-redes, dos mágicos dribles enfim não se fala de futebol. Sou Benfiquista (com muito ourgulho) mas além disso sou adepto do futebol em geral, fã do futebol espectáculo! A Comunicação Social deve-se é concentrar na essência do futebol que é disso que o povo gosta! Quando não se percebe nada de futebol entra-se pela via mais fácil do mal dizer, independentemente das equipas em questão...
Força Benfica!

redeagle56 disse...

Carneiro amigo, mais uma roubalheira, em primeiro lugar o jogo nem se devia realizar... os jogadores do Nacional não estão habituados a jogar com 47.000 pessoas na bancada, nem estes nem os outros que só têm 500 pessosas no Estádio. Enquanto não for proibida a entrada a tanta gente na Luz, os clubes mais pesquenos nem se deviam apresentar em campo. Outra coisa que os adeptos dos outros clubes se podem queixar e com toda a razão, os jogadores do GLORIOSO jogam em excesso de velocidade, deviam ser castigados e multados, a comissão de disciplina da liga devia levantar sumarissimos a quem exceder a velocidade permitida. E assim lá vamos de roubalheira em roubalheira até à vitória final.

Anónimo disse...

Vamos lá ver uma coisa. É facto que o jogo teve erros de arbitragem, são esses senhores que de há muito tempo a esta parte têm vindo a degradar o futebol português. Importamos tantos jogadores, está visto que temos que ir buscar árbitros lá fora... Porque não?

Os árbitros são ruins, mas a maioria dos comentadores desportivos ainda são piores (como é o seu caso).

Agora temos que ser imparciais. Se é verdade que o penalty sobre o Pablito não o é, o golo do Nacional também é tão válido como as notas do Monopólio.

Acho que num jogo tão belo e com tanta emoção e brilhantismo, o trabalho do árbitro é o que menos importa. Mas o Manuel Machado acha que sofreu 6 golos! e levou um banho de bola, porque o árbitro assim o quis (sem nunca ter mencionado que o golo marcado pela sua equipa foi conseguido de forma irregular!).

E os lances em que o Benfica foi roubado? E o anti-jogo dos jogadores do "Morsa", a deitarem-se ao chão para queimar tempo!? Ainda vêm a falar de fair-play?

Mas o Glorioso foi beneficiado pelo árbitro?! Se calhar até é verdade. Só assim se justifica ter marcado 17 golos em 3 jogos; ter menos um golo marcado que o 2º e 3º classificado da Liga Sagres juntos!; ter mais 21 golos marcados que o Sporting.

Agora, Sr. José Nunes, como comentador desportivo não vale uma beata. Que tristeza. Fale do futebol. Do espectáculo. Das bancadas com quase 50 mil. Do Benfica ter passado a meta dos 200 mil sócios. Destaque o jogão (mais um) do Saviola.

Tanta coisa boa para falar e só se refere aos podres do jogo que em nada engrandecem o desporto nacional. Analise os dados concretos do jogo, como seria de esperar de um bom comentador desportivo que ganha a vida à pala do futebol.

"Conejo"

Ricardo disse...

Isto é muito engraçado ver um benfiquista fanático (anónimo) a dizer que um benfiquista moderado (José Nunes) é mau comentador/jornalista porque não enaltece isto ou aquilo do Benfica que não elogia este ou aquele jogador mas só fala daquilo que é mau como os casos do jogo e os atritos entre treinadores.
Ó anónimo porra pá... ou muito me engano ou somos todos benfiquistas e que o Benfas está a jogar como o caraças e a dar cabazadas todos os jogos ninguém desmente e não vale a pena enaltecer este ou aquele porque quando uma equipa é boa sobressai o colectivo as individualidades só aparecem é nas equipas mais fracas.
Além disso a Linha Avançada é um programa em que é suposto fazer humor com futebol nacional (eu disse humor não disse amor porque isso já é promiscuo) e por isso é natural que realce os episódios mais caricatos do futebol praticado neste rectângulo à beira mar plantado seja mas é menos fanático e já agora tome um xanax para relaxar.

Cumprimentos a todos

redeagle56 disse...

Ah é verdade, outra coisa que me esqueci, o Cardoso não pode bater as penalidades com aquela força, se acerta no guarda-redes entra pela baliza ou fica furado. Atenção senhores da comissão de disciplina da liga, um sumarissimo para o Cardoso já!

Anónimo disse...

Obrigado pelos teus ensinamentos, Ricardo, reduzes-me à minha enormíssima insignificância, agradeço-te humildemente pela lição que me proporcionaste.

Saúdo-te pela tua sabedoria, mais ainda, por a partilhares connosco. Deves ser o mais sábio e sensato da tua rua.

Em vez de Conejo (como tinha assinado no comentário anterior, mas julgo ou não tinhas os óculos ou que a tua vasta sapiência e perspicácia não estavam contigo no momento em que leste o meu comentário), assino com o meu nome, Gonçalo COELHO, “CONEJO”!

Queres que te deixe os meus contactos, número de BI; NIF; MORADA; NIB; E-MAIL; TELEM; TELEF… para saberes quem eu sou? É que ao ver a tua valentia em assinar como “Ricardo” fiquei logo a saber quem tu eras.

Quando digo que o indivíduo que tem esta rubrica na Antena 3 é mau comentador, não o faço por não ter a inteligência para compreender que este é um programa de humor, mas sim porque, contrariamente a ti, Ricardo Que-Toda-a-Gente-Conhece-Por-Assinares-Como-Ricardo, eu ouço os comentários – muito fracos - do José Nunes na Antena 1 e na Sporttv. E tu ouves? Percebes de futebol? Alguma vez o ouviste a comentar um jogo?

PS: O Messi só sobressai no Barcelona, porque o colectivo é fraco… não merece o nosso enaltecimento. Não há melhor jogador em campo. Que visão moderna e alternativa que tem do futebol. E depois eu é que preciso de xanax… está bem está!

Anónimo disse...

台灣處亞熱帶最適於它的繁殖,危害最嚴重的有家白蟻及大和白蟻。在每年四月至九月間,一大群白蟻集體飛出巢穴追逐(颱風或大雨來臨之前)雌雄配對後,迅速地脫落翅膀, ... 在台灣,住的房子雖多為鋼筋水泥,但早期居住的木造房子,就常受到白蟻的侵蝕。

Natálio Santos disse...

Também sou da opinião que a nossa comunicação social sobretudo a desportiva não é isenta (não é o caso de José Nunes mais uns 2 ou 3 ), mas sim tendenciosa,mafiosa,avençada, cobarde, e tem uma grande quota parte de culpa no sistema mafioso e viciado que impera no futebol português...!!! vejam bem a suposta entrevista do Cardoso que vem hoje publicada nesse autentico "moço de recados dos corruptos" que tem de nome o jogo, e que não passa de mais uma tentativa desesperada de desestabilizar o plantel do Benfica, só que se esquecem que este ano o Benfica tem um treinador que sabe muito bem como estes golpes baixos se fazem...!!!

Maria Dias disse...

Será que as pessoas que deixam aqui comentários são todas fanáticas, não percebem o espirito da linha avançada? Se não gostam porque é que ouvem e lêem? Os fãs da Linha Avançada até agradecem que se vão embora espalhar o ódio e as frustrações para outro lado, ainda por cima, na maior parte dos casos, a coberto do anonimato.
Chega! A L.A. é um espaço de boa disposição.Dispensamos este tipo de gente.
O Zé Nunes sempre foi isento, sempre fez o seu trabalho de modo exemplar e não são estes fanáticos que o vão denegrir. Será que não há outros espaços cibernéticos onde possam ir descarregar as vossas frustrações?