quarta-feira, 15 de abril de 2009

Bom dia, e boa sorte

Até se pode dizer mesmo: good night and good luck, uma vez que o jogo é à noite.

Porto - Manchester United

Jogaço no Dragão, mais de 50.000 nas bancadas e Jesualdo em casa. É verdade.

Jesualdo foi castigado pela UEFA, a poucas horas do jogo mais importante da sua vida, por causa da célebre cena do manguito no estádio Vicente Calderon, na eliminatória anterior, com o Atlético de Madrid.

Recordo o momento que, aliás, destacámos, na altura, aqui, na linha Avançada. O árbitro anula um golo a Lisandro e Jesualdo salta que nem uma corça do banco aos manguitos, numa cena verdadeiramente hilariante. Parecia que tinha sido ligado à ficha, aos pulos, de sobretudo e a fazer manguitos sucessivos. Agora, mais hilariante ainda, é a defesa do Porto para conseguir reduzir ou anular o castigo aplicado.

Em defesa de Jesualdo, o Porto alega que os manguitos não eram para o árbitro, mas sim para os jogadores do Porto, por não terem feito o que ele queria em campo. (a explicação oficial é não terem cumprido um movimento colectivo). E logo no momento em que o arbitro anulava um golo ao Porto. Jesualdo que, ficou a UEFA a saber, quando não gosta do que os jogadores estão a fazer em campo, desata aos saltos e aos manguitos. E quando chega à cabine faz-lhes gestos com os dedos. E diz chiça, caca, cocó e xixi. De rir.

Mais a sério: Parece estranho que o castigo surja nesta altura. Ninguém sabia o que se estava a passar, nem que, num primeiro momento, o castigo era de dois jogos. O que quer dizer que se o Porto não tem recorrido, o Jesualdo nem no banco se tinha sentado em Old Trafford.

Assim, fica com pena suspensa. Cumpre um jogo agora e se voltar a fazer manguitos, cumpre o outro. E por isso, não vai poder estar no banco, nem no estádio. Acompanha a equipa até ao dragão, volta para casa e depois vai para o estádio quando o jogo acabar, uma vez que o castigo termina ¼ de hora depois do jogo acabar, devendo ir à conferencia de imprensa.

É chato. Evidentemente, pesa. Nenhuma equipa gosta de jogar sem o treinador por perto (a menos que seja daqueles que mais vale estar em casa a fazer qualquer coisa de mais útil, que a orientar a equipa, também os há - não é o caso de Jesualdo). Jesualdo que, antes de saber que não se ia poder sentar no banco, antevia assim o jogo.

Jesualdo vai acompanhar o jogo pela televisão. A menos que se enfie no cesto da roupa, e entre de surra no estádio, como o mourinho fez há uns anos com a Lazio. Se o apanham no meio da roupa, ainda salta de lá o Jesualdo, aos manguitos…

Quanto ao jogo:

Porto com Helton;
Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Cissokho;
Fernando, Lucho e Meireles;
Hulk, Lisandro e Rodriguez.

Nenhuma surpresa.

Do lado do Manchester:

Van der Saar;
O’shea, Ferdinand (que está de regresso após lesão), Vidic eE;
Scholes e Carrick ao meio;
Ronaldo e Giggs nas alas;
Tevez e Rooney na frente.

Jogadores como Berbatov, Nani A andersson no banco.

Cuidado que eles são perigosíssimos.
O jogo vai ser tremendo.

O Porto não se pode, nem deve, encolher. Deve fazer como fez em Manchester. Ir para cima deles e dar-lhes na boca. Abundantemente. Mas cuidado com o ataque dos bichos, que não é brincadeira nenhuma.


0-0 ou 1-1 chegam…

Vai uma onda ao Porto!!!

Uuuoooohhhh!!!!

JN

4 comentários:

Anónimo disse...

Hoje sou Inglês desde pequeno!!!!!

Sugarpops disse...

Para o meu FCP: aconteça o que acontecer, nada apaga o percurso feito até agora! Orgulho em ser tripeira, carago!!!

Daniel disse...

"Ze" Nunes da para ver que nao es Portista, mas adoro o teu blog. Come;o a rir na primeira frase e termino no ultimo paragrafo. Continua a discutir o futebol e o desporto em geral desta forma tao clara e descontraida. Eu estou por ca todos os dias. Bom trabalho, grande abraco e viva o PORTO CARAGO!

Unknown disse...

Até os comemos!!! E de preferência bem "passadinhos"!!!