sábado, 24 de janeiro de 2009

Salgueiros 08

Boa tarde

Sou sócio do mitico Salgueiral, e estou deveras deliciado com o arranque deste novo projecto.
É absolutamente fantástico ver a massa humana que este clube consegue mover todas as semanas.Envio alguns relatos retirados do blog do velhinho (novo) Salgueiros 08. Acho que o Mitico Salgueiros merece algumas palavras no seu programa da linha avançada.

Com os números actuais da LPF, e aceitando por verdadeira a média apróximada de 2000 adeptos para os jogos do Salgueiros 08 em casa (com as assistências em Pedroso e Vilar do Pinheiro já custa pouco aceitar essa média - mesmo tratando-se de um valor oficioso), o Salgueiros 08 é a 13.ª equipa nacional com maiores assistências. Uma fonte relativamente fidedigna desta média de epectadores são as crónicas do Jornal de Notícias que têm apontado este número com insistência.
Mesmo com os jogos com os grandes, que empolam as médias de todas as equipas, está acima de 4 equipas da Liga Sagres: E. Amadora (1467), Nacional (1323), P. Ferreira (1644) e Naval (1923). Da Liga Vitalis, só o Boavista consegue uma média superior com 2881, o Gil VIcente anda perto com 1897 e o Beira-Mar também com 1865 (com uma % média de ocupação do seu Estádio de 6.22%...).
Ou seja, descrendo um pouco nos números e sendo menos taxativo, (considerando as médias próximas de Naval, Gil Vicente e Beira-Mar) estamos com toda a certeza algures entre 13.º e 16.º a nível nacional.
Números que só podem motivar os salgueiristas e que deveriam obrigar a reflexão a diversos níveis. Não nos esqueçamos que um jogo da II Divisão Distrital tem o custo reduzido de 3.00€ e joga-se quase sempre ao Domingo às 15:00h.

Anúncio do jogo pela Junta de Freguesia de Ramalde



Fernando Almeida e Heitor brilham no Salgueiros'08

in Record 22/01/09, João Baptista Seixas

AVANÇADOS "JOGAM COM PAIXÃO" NO NOVO CLUBE DE PARANHOS
Está a ser festivo o primeiro ano de existência do Salgueiros'08, o clube que sucedeu, no futebol senior, ao carismático Sport Comércio e Salgueiros: na 2.ª Divisão da AF Porto, a equipa está no 4.º lugar, a 5 pontos do líder Rio Tinto, e apresenta um dos melhores ataques do país: 48 golos em 16 jogos.
A responsabilidade por este feito é, em grande parte, dos avançados Fernando Almeida e Heitor, com 9 e 12 golos, respectivamente. São dois veteranos, que jogaram na 1.ª Divisão, e que aceitaram o repto do treinador Pedro Reis – também ele já uma lenda do clube – para ajudarem a reerguer um histórico da cidade do Porto. "Fui convidado para ajudar. Precisavam de jogadores com experiência e mística do clube, que pudessem ajudar os jovens no seu crescimento como jogadores. Eu, o Renato, o Cao, o Heitor, procuramos passar essa mensagem", explica Almeida, enquanto Heitor expressa bem o que os motiva: "Jogamos por prazer, com paixão pelo clube, sem pressão. Eu sou de Paranhos, e faltava às aulas para ver os treinos da equipa."
Aos 41 anos, Fernando Almeida mantém viva a chama da esperança: "Pretendemos lutar pela subida, o Salgueiros tem uma história bonita e merece os nacionais." Heitor, de 30 anos, elogia os adeptos: "Toda a envolvência faz recuperar a vontade de jogar."



Foto da Semana VIII

Em semana de aniversário, a Alma Salgueirista teve direito a salva de palmas ainda antes do jogo começar, solicitada pelo speaker de serviço para homenagear os 24 anos cumpridos na Quinta-Feira anterior.A equipa cedo se esforçou para nesse dia de festa entregar uma prenda especial, a estes adeptos especiais. Embrulhar o presente demorou 60 (penosos) minutos. Heitor foi encarregue de proceder à entrega, fazendo questão de o fazer pessoalmente.O caldo humano que o recebeu ferveu de imediato e acabou por entornar um dos seus elementos para dentro do campo. Iniciou-se um prolongado abraço colectivo, dos que fisicamente chegaram ao mensageiro e dos que à distancia participaram emocionalmente nesse abraço, com os olhos a brilhar de alegria. Respeitosamente, as forças da ordem não interromperam precipitadamente o momento.Uma massa humana dos mais novos aos menos jovens, com avós, tias e netos incluídos, até alguns históricos de muitas décadas, vibrou em conjunto.Parabéns ao Paulo "Rato", ao Jorge "Rato", ao André "Pulga", ao Ricardo "Alminha", ao Nuno "Bolas", ao Paulo Jóia, ao Zeca, ao Xico, ao outro Xico, ao Paulo Custódio, ao Miguel "Kadaffi", ao Trajano, ao Jorge "Grosso", ao Gomes, ao Zé Espírito, ao Vitor, ao Meno, à D. Romi, ao Sr. Fernando, à Carina, ao Artur, ao Armando, ao Luís Miguel Mota, ao Rui Frágil, ao "Cowboy", ao Sr. Candeias, à D. Deolinda, ao Sr. Torres, ao "Alma 2", ao Luís "o inglês", à D. Armanda, ao Custóias, ao Paulo Sá, ao José Viana, ao fundador Jorge Viana e a tantos outros que ao longos dos anos deram a sua alma à Alma Salgueirista.

O Salgueiros (ainda) é grande

in Chuto de Letra 20/01/09, Carlos Saraiva

O Estádio do Bessa recebe no próximo domingo um jogo da II Divisão Distrital, da Associação de Futebol do Porto. Trata-se do Ramaldense-Salgueiros, confronto que coloca frente-a-frente dois históricos emblemas da cidade do Porto. Para esta partida são esperados cerca de 5 mil adeptos. Sim leram bem, são esperados 5 mil adeptos numa partida da II Divisão Distrital, o mais baixo escalão da AF Porto.
Tudo, porque a Alma Salgueirista tem provado, desde que o clube regressou ao futebol sénior, através da criação do Sport Clube e Salgueiros 08, que está viva e de boa saúde. Sem casa própria, os homens de Paranhos têm efectuado os seus encontros no Estádio do Senhora da Hora, que tem registado sucessivos recordes de afluência. Não raras vezes estão mais de 2 mil pessoas a assistir aos encontros do novo Salgueiros.
É isto que faz um clube ser grande e o Salgueiros está a provar que faz falta ao panorama futebolístico nacional. O melhor de tudo, é que esta prova de vitalidade, chega num altura em que a equipa nem sequer está em primeiro lugar. Aliás, creio que nunca esteve nessa posição ao longo de toda a época, ocupando neste momento o quarto lugar, a cinco pontos do líder Rio Tinto, sendo que apenas o campeão é promovido à I Distrital.
De facto, o Salgueiros (ainda) é um clube grande e teria muito mais para nos oferecer do que alguns clubes que militam na Liga Sagres.
Fiquem com o vídeo do empate do Salgueiros diante do Vilar do Pinheiro (1-1) e atentem nas bancadas. Há Estádios da Liga que não levam tanta gente.

M. Cumprimentos


Sérgio

4 comentários:

Ricardo Alminha disse...

Viva o Grande e eterno Salgueiral!!!


Tudo vele a pena quando a alma não é pequena!!

Atrevidote disse...

Salgueiros, meu Salgueiros Ontem hoje e sempre Tu serás o mais bairrista
Salgueiros, meu Salgueiros Vive no peito da gente Sempre a alma salgueirista.

Daniel Fernandes disse...

É verdade.
O Salgueiros sempre será o clube que mais Alma tem, e ninguem pode dizer o contrário.
Obrigado por esta dedicatória ao nosso clube.

Anónimo disse...

É a pronúncia do NORTE !
Somos o Povo mais FORTE !

Siga pró Bingo do Salgueiral ...