Boa tarde, José Nunes
Venho aqui expor uma teoria que me parece pertinente e alegrar-me-ia se a ouvisse numa linha avançada.
Ultimamente tenho visto através das notícias que, sempre que a nossa selecção está concentrada para jogos de fases finais ou qualificações, volta e meia os ânimos exaltam-se porque não deixam ver o treino, porque assim, porque andando...
Ora bem. Dá-me a sensação que o adepto de futebol tem as prioridades trocadas. Quer ver mais do que aquilo que deve. Senão vejamos.
A comparação pode até nem ser a mais feliz, mas agora vai. Se bem que às vezes há muito teatro no futebol.
Teatro vs Futebol
Para mim futebol é espectáculo. O teatro também é um espectáculo. Como tal nunca e ninguém vai para junto de uma sala de ensaios para ver os ensaios da última peça ou musical de Filipe La Féria. Nunca nem ninguém veio à comunicação social acusar o encenador de esconder os actores antes do espectáculo. Porquê? Porque os ensaios não são para serem vistos, são para preparar os espectáculos. Os actores só são vistos a actuar no espectáculo. E ninguém protesta? Porquê? Porque toda a gente sabe que o que realmente se vai ver é o resultado dos ensaios. Se se gostar, aplaude-se, se não se gostar, assobia-se.
No futebol é exactamente o mesmo. Há treinos. Os treinos são para preparar os espectáculo, o jogo. O treino é para o treinador corrigir os jogadores. Ninguém tem de assistir a isso. Não entendo porquê que o Zé Povinho faz tanta questão em ver os treinos em vez de ir aos jogos.
Toda a gente gosta que a sua equipa/selecção jogue bem e ganhe. Se o adepto puder assistir aos treinos, obviamente que a comunicação social também vai assistir aos treinos. A comunicação social divulga o que se passa nos treinos. Destabiliza a equipa e dá vantagem ao adversário porque este fica saber coisas que só devia saber na hora do jogo e contraria as tácticas, estraga o espectáculo porque já sabe como a equipa vai jogar e com que jogadores. Porquê? Porque viu os ensaios!!!!!!! Quando não devia!!!
O adepto deve encarar o jogo de futebol com a mesma surpresa que encara uma peça de teatro. Esperar ansioso pelo dia do jogo sem fazer a mínima ideia como é que tudo vai começar.
Aliás, alguém gosta de saber o final de um filme, antes de o ver?
Estarei assim tão errado, Sr José Nunes?
Atentamente,
Filipe Afonso
Sem comentários:
Enviar um comentário