segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Começo pelo clássico:

O Porto entrou a todo o gás. Marcou um golo não validado. Lizandro, fora de jogo. Certa a decisão.

Estela Silva - Lusa

Mais uma ou duas oportunidades. Sporting de calças na mão, vai lá abaixo e, em 2 minutos, 2 golos. 1… um frango do Helton. Ele diz parece frango, mas não foi.

Eu também acho, não é frango…
É peru…
É galinha do campo…
É galo de capoeira…
Galinhola…
É tudo aquilo que vos ocorrer nesta área galinácea…

Estela Silva - Lusa

Como diria o Carlos Lopes, a bola passou-lhe por baixo da rata. Que nome é que se há-de dar a isto?

E logo a seguir, mais um golo. Fora de jogo de Vuckcevic, só que desta vez o golo não foi invalidado. E num ápice o Sporting passou para a frente com 2 golos de vantagem. Percebeu-se imediatamente que dificilmente o Porto não perderia o jogo. Mas, honra lhe seja feita, fartou-se de jogar, de rematar, de correr, de dar cacetada.

Os jogadores do Sporting também distribuíram fruta com fartura. Mas, nesse capítulo distinguiu-se a grande altura aquele rapazinho, o Bruno Alves…Chica, é canela até ao pescoço.
Conseguiu a extraordinária proeza de acabar o jogo apenas com um amarelo, depois de ter feito 30 por uma linha, desde cotoveladas, rasteiras, cacetadas, coroando o festival de pancadaria com uma pisadela a João Moutinho quando ele estava no chão que, só por acaso, não lhe levou os tintins desta para melhor.

No final do jogo Jesualdo dizia que perdeu mas mereceu ganhar. Mas o que é facto é que perdeu e, perdendo, continua sem saber o que é ganhar em Alvalade e já lá foi 8 vezes.

Enquanto que Paulo Bento dizia que o panorama não se alterou substancialmente com esta vitoria e tem razão:
O Sporting continua a grande distância do Porto, nesta altura são 11 pontos e a 3 do Benfica.

JN

6 comentários:

Bruno Rosmaninho disse...

Caro Zé, a tua análise a este clássico, resume muito bem aquilo que ele foi, bem jogado e com grande intensidade, o que não se tem verificado muitas vezes neste tipo de jogos nos últimos anos, e por isso foi tão interessante de seguir durante os 90 minutos (mais descontos!).Curiosamente, penso que as duas equipas jogaram bastante bem, se bem que o Porto apesar da derrota, mostrou porque é a melhor equipa do campeonato até este momento, desperdiçando cerca de meia dúzia de oportunidades flagrantes (pelo menos), ao contrário do Sporting, que tendo muito menos oportunidades, demonstrou uma enorme eficácia (especialmente na primeira parte), com uma ajudinha do Helton, que diga-se de passagem, não esteve nada bem durante todo o jogo, revelando muito nervosismo a jogar com os pés.Para concluir, o resultado é justo segundo a perspectiva de que ganha quem marca, pois como se costuma dizer, a justiça no futebol é um conceito muito relativo e o tempo das vitórias morais já acabou há muito tempo!

Um grande abraço Zé

Humberto Ferreira disse...

Grande Zé Nunes, o Jesualdo, parece que ia com o discurso estudado...

Chegou ao flash-interview e começou a palrar como se fosse o dono do mundo...

Já vimos o FC Porto fazer pouco e ganhar, ontem viu-se o Porto fazer muito e perder... acontece

Abraço

linha avancada disse...

ora aí estão dois comentários com pedigree

Anónimo disse...

Ze, antes de mais, como portista, tenho que te dar razao, o Bruno é um caceteiro e não sabe perder, assim como muitos outros que agora tão a ganhar milhoes lá fora... e que também sairam do porto. Já o Liedson que fez aquela entrada ao infeliz Helton jamais sairá de Portugal e se mudar de clube é pró Beira Mar.

Sobre o jogo.. acho que foi parecido com o 1º com o Marselha, o Porto ataca, os outros marcam.. acontece, ha dias de sorte e ha dias de azar e se os sportinguistas ficam contentes por terem ganho a um clube grande, mesmo que arredados de todos os objectivos do campeonato.. fiquem lá com o biscoito.. que nós ficamos com o 1º lugar.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois eu também concordo.... o FCP entrou um pouco com aquela atitude....enfim, de quem vai 14 pontos à frente...

Depois é claro, teve que arregaçar as mangas e trabalhar, e diga-se fê-lo muito bem, principalmente aquela segunda parte...mas não valia a pena, era noite não...nem Lucho, nem Quaresma, nem Lizandro (nem o FArias, que no PES2008 me safa tantas vezes!!)...podiam estar ali a noite toda...

Só mais um reparo À ultima substituição do Jesualdo (acho que foi a ultima). Meter o Helder Barbosa acho muito bem, o puto até parece ter alguns recortes de grande técnica e talento, mas... a perder por dois, tira-se o Harry Poter?? Aquele que de um momento para o outro pode virar tudo? Deitar um estádio a baixo??
Eu não percebo nada de futebol (se percebesse era treinador, ou tinha uma rúbrica na rádio e um blog), mas porque não tirar o Bosingwa? Que andou lá ele a fazer ontem??

1 Abraço

Anónimo disse...

Um Clássico que de nome nada tem...
Uma equipa azul e branca que claramente jogou mais, e deu tudo o que tinha, e a fruta que não tinha e foi buscar... para tentar ganhar e veio de Alvalade com um saco de dois melões! A outra equipa, a verde branca, que como tu, Zé Nuno, e muito bem disseste, andou com as calças na mão, lá evacuou 2 foguetes, e apertou a tripa nos 70 minutos finais de jogo!
O Futebol é assim... Umas vezes quem está na mó de cima acaba todo borrado e quem parece ser incapaz de segurar o esfíncter, mete a rolha e não deixa sair nada, nem a mais suave brisa!
Agora, há-que reconhecer Sr DEL, que o Porto é de facto o unico candidato ao titulo este ano, e digo candidato, porque o que os outros têm feito, não merecem ter esse título, o que não invalida outros troféus que ainda estão em discussão. No entanto, se quisermos ser claramente rigorosos o Sporting, foi o único a ter ganho alguma coisa este ano, a SuperTaça em Leiria, e podendo somar ainda Taça da LIGA, taça de Portugal, e nem vou falar da taça Uefa, porque essa não acredito!
Creio que esses troféus apesar de secundários, também contam alguma coisa... ou o Porto assume claramente como desinteresse nos mesmos??Não tem sido isso que o filósofo Jesualdo tanto apregoa!
Saudações desportivas a todos